Santo António da Serra (Santa Cruz), Madalena do Mar, Seixal, Ilha, São Roque do Faial, Faial, Gaula, Santo António, Campanário, Porto da Cruz, Camacha, Arco da Calheta e Porto Moniz. Esta é a lista de 13 Juntas de Freguesias com Posto de Correio e que vão beneficiar do novo acordo celebrado entre os Correios de Portugal e a ANAFRE que a edição do DIÁRIO dá conta.
O objectivo é uniformizar as condições contratuais, definir regras de adesão e elaboração de novos contratos e redefinir um modelo de comissões uniforme que vão ver melhorias substanciais nos valores que recebiam, nalguns casos podem passar de 60 para 600 euros, ou seja 10 vezes mais.
Bom acordo
Celso Bettencourt, delegado da ANAFRE na Região, aplaude o novo acordo dizendo fica “reposta a justiça” referindo-se ao trabalho que as Juntas vinham desenvolvido sem que tivessem a devida compensação financeira: “Nalguns casos não ultrapassavam os 60 ou 70 euros, mas faziam-no em prol da população porque era uma necessidade, sobretudo em localidades mais rurais em que fica mais difícil a mobilidade, em especial dos idosos que têm as suas pensões para receber”.
Agora tudo será diferente. O autarca câmara-lobense sublinha que “as autarquias que tiverem um período de funcionamento de sete horas podem receber cerca de 600 euros”, observa.