No decorrer dos últimos três dias, o conhecimento sobre os oceanos centrou atenções na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (EBSPMA), na Ribeira Brava, tendo este estabelecimento de ensino sido palco de diversas iniciativas subordinadas à Literacia do Oceano, dinamizadas no âmbito do projecto ‘Mare Nostrum’.
O principal objectivo das diversas acções passou por “consciencializar os alunos dos vários níveis de escolaridade da secundária ribeirabravense para a importância da adopção de atitudes informadas e responsáveis sobre o oceano e os seus recursos, alertando para a necessidade de mudança de comportamentos, nomeadamente da assunção de uma postura proactiva – agir, intervir e decidir – porque todos temos responsabilidades individuais e colectivas para com o oceano”, refere o responsável pelo projecto, em comunicado.
Entre as diferentes iniciativas, destaque para a palestra ‘Um olhar sobre a biodiversidade marinha da Madeira’, promovida pelo Museu de História Natural do Funchal, direccionada para os alunos de 6.º ano. “Na ocasião, os discentes e demais participantes ficaram a conhecer alguma da biodiversidade marinha da Madeira, com particular enfoque para aspectos tais como as áreas de distribuição da fauna e da flora marinha insular, a identificação dos respectivos habitats, as ameaças à sua conservação, bem como o potencial da biodiversidade enquanto recurso intrínseco de uma Região”, podemos ler na nota remetida à comunicação social.
Para os alunos de 5.º ano, a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) promoveu uma acção com recurso à realidade virtual e realidade aumentada, denominada ‘RA Carettacaretta’, designação que identifica de igual modo a espécie marinha alvo de estudo: a tartaruga-comum ou tartaruga-cabeçuda, uma das espécies mais frequentes nas águas da Madeira, “naquilo que se traduziu numa sessão muito dinâmica e que despertou nos discentes curiosidade para a aprendizagem por meio de práticas inovadoras”, esclarecem.
No polo do Campanário da EBSPMA, os alunos de 8.º ano participaram numa palestra cujo mote foi a problemática dos plásticos e a poluição dos oceanos. ‘Num mar de plástico’, foi a designação daquela acção concretizada em colaboração com o Museu de História Natural, “durante a qual se pretendeu dar a conhecer e possibilitar aos alunos a identificação de alguns dos problemas causados pelos resíduos de plásticos nos oceanos, designadamente para a vida marinha, saúde humana e clima”.
As jornadas terminaram com uma actividade prática orientada para alunos de 7.º ano, em colaboração com o serviço educativo da ARDITI, com vista à ‘criação de sabonetes’. Entre os objectivos contam-se a sensibilização para a correcta deposição dos resíduos de sabão, frequentemente despejados em sistemas de esgoto, e para o respectivo impacto dos seus constituintes nos ecossistemas marinhos.