Desde a passada segunda-feira que a água da ribeira de São Vicente chega ao calhau com tons acastanhados. Tal situação causou alguma estranheza na população local e alguns turistas, dada a ausência de precipitação.
Ora, o ‘Diário das Freguesias’ apurou tratar-se de uma intervenção concertada entre os serviços de hidráulica do Governo Regional e a Câmara Municipal de São Vicente com vista à limpeza e desobstrução da Ribeira da Vargem, a jusante do sítio do Rosário (junto à bomba de gasolina ali existente), na sequência de um desabamento de rochas que ocorreu no mês passado e que resultou na obstrução total do leito fluvial.
Os trabalhos em curso prendem-se, sobretudo, com a remoção da terra e material rochoso que impedia o normal escoamento da água, aproveitando a intervenção para proceder à limpeza de vegetação invasora na área circundante.
A Secretaria Regional dos Equipamentos e Infra-estruturas salienta que o principal objectivo dos trabalhos em curso “é repor as condições normais de funcionamento hidráulico para garantir a segurança das pessoas e bens”.