O coreto de Câmara de Lobos, situado na praça da Autonomia, acaba de ser alvo de obras de remodelação, devido ao desgaste natural que tem sofrido ao longo dos anos, fruto das intempéries e da sua localização junto à costa.
Para além da pintura integral de todo o coreto nas suas cores originais, verde e prata, as estruturas em madeira do pavimento e a cobertura interior foram substituídas pelos trabalhadores da autarquia da área da carpintaria serralharia e pintura que asseguraram todas as obras necessárias.
Recorde-se que o coreto é um elemento identitário da baixa da cidade que marca o quotidiano e a memória de todos os câmara-lobenses, tendo sido contruído em 1883 pela Fábrica de Fundição de Massarelos, no Porto para a Câmara Municipal do Funchal que o instalou no Jardim de São Francisco, actual Jardim Municipal do Funchal. Mais tarde, em 1942, foi adquirido em hasta pública pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos e instalado no então denominado Largo 28 de Maio, actual Praça da Autonomia, para substituição de um outro aí existente.