O grupo de deputados à Assembleia Municipal de Santana apresentou ontem, na reunião daquele órgão de poder local, um voto de recomendação à Casa do Povo da Ilha (CPI), no que toca aos grupos e artistas do concelho de Santana e à sua inclusão nos programas musicais da Exposição Regional do Limão.
Em causa está a opção daquela instituição por apenas incluir, este ano, um grupo do concelho na programação deste conceituado certame dedicado ao limão, referindo-se ao Grupo de Dança da Casa do Povo do Faial. Na justificação deste voto, os deputados municipais centristas recordaram os 440 euros mensais recebidos da Câmara de Santana, bem como todo o apoio logístico garantido pela autarquia a esta festa.
Ficou pois a recomendação para que a organização promova os artistas, grupos e entidades do concelho em futuras edições da Exposição Regional do Limão.
Elsa Marques, presidente da Casa do Povo da Ilha, em reacção a este voto, faz notar que “estão incluídos no programa outros artistas de Santana, além do grupo do Faial, pois a Ilha também é uma freguesia do concelho”. Refere, por exemplo, o grupo de dança da Casa do Povo local, a interprete Mónica Ascensão, bem como outros artistas do concelho que foram convidados mas não puderam estar presente. Além disso, salienta que “qualquer pessoa do concelho poder inscrever-se no concurso despique, como de resto, já acontece”.
Muita animação, hoje e amanhã
Este fim-de-semana a freguesia da Ilha garante vários momentos musicais. Destaque para a actuação de Pedro Garcia, logo, pelas 22 horas. Segue-se discoteca ao ar livre até às 3 horas da manhã, com o Dj Lino Silva. Antes disso, nota para o concurso de dança, às 20h30.
Para amanhã, domingo, além da missa às 10 horas da manhã, ganha destaque o concurso de despique, dividido em dois momentos, um primeiro às 14h30 e outro às 16 horas, bem como a actuação de Miro Freitas e a sua banda, às 16h30.