Três meses depois da revisão do regulamento de ‘Apoio à Agricultura Familiar de Sustentabilidade’, a Junta de Freguesia do Curral das Freiras prepara-se para disponibilizar, em breve, ajudas no valor de dois mil euros, no âmbito dos apoios concedidos aos agricultores da freguesia, referentes a pedidos que deram entrada na Junta no final do ano passado.
Para o presidente da Junta, esta é uma forma de apoiar uma prática agrícola que não está abrangida pelas ajudas regionais, nacionais e comunitárias habitualmente disponibilizadas aos pequenos agricultores, pese embora a importância da sua continuidade para o sustento das famílias. Manuel Salustino Jesus realça a importância destes apoios na dinamização de uma actividade que é fundamental para a economia familiar da freguesia, e que, já no mandato anterior, era posta em prática, resultando na melhoria da rentabilidade do agricultor, por meio da beneficiação das condições de canais de regas, das acessibilidades aos terrenos agrícolas ou, por exemplo, da manutenção dos muros de suporte das terras ou poios.
A regulamentação foi a forma encontrada pela Junta de Freguesia para tornar mais justa e transparente a atribuição dos apoios, que por norma são concedidos através de materiais de construção para realização dos referidos melhoramentos, recorrendo à mão de obra familiar dos agricultores, fomentando a entre-ajuda. Tratando-se de acessibilidades colectivas, cabe à Junta a realização das beneficiações necessárias.
“Estamos a falar de intervenções relativamente pequenas e simples, mas que ainda assim são fundamentais para o pequeno agricultor, com uma pequena propriedade, muitas vezes sem todas as papeladas habituais e cujo cultivo se destina, exclusivamente ao consumo próprio.
Além do evidente benefício da actividade agrícola e respectivas implicações na economia social, o executivo do Curral das Freiras não ignora a importância que representa o cultivo dos terrenos agrícolas para a preservação da sua tão característica paisagem. De referir que, desde o início do mandato em curso, a Junta de Freguesia do Curral das Freiras já atribuiu cerca de 5 mil euros, repartidos por pouco mais de 30 agricultores, em ajudas à agricultura, valores provenientes do orçamento pluri-anual deste órgão do poder local.
Manuel Salustino Jesus anunciou que a Junta, à semelhança do que já aconteceu no passado, prepara-se para a aquisição de uma tonelada de raticida, com vista à sua distribuição pelos agricultores, de modo a que estes possam controlar mais eficazmente o controlo de ratos. Esta iniciativa não surge de forma isolada, lembrando que ainda há bem pouco tempo, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos procedeu à distribuição de uma tonelada e meia de raticida com a mesma finalidade.