O Presidente da Autarquia de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, e o vereador Leonel Silva deslocaram-se este domingo, dia 1 de Novembro, ao Curral das Freiras, onde assistiram à Missa evocativa da Festa da Castanha e participaram na entrega de prémios aos produtores locais.
Apesar da Festa da Castanha não se realizar este ano, por força das normas em vigor de combate à pandemia, a mesma foi assinalada de forma singela e obedecendo às regras em vigor.
Neste contexto, realizou-se uma pequena exposição de castanhas e nozes no posto de Turismo, situado na praça central da freguesia, de forma a homenagear os produtores destes frutos secos tradicionais do Curral das Freiras, tendo sido distinguidos os melhores produtores.
“Segundo os agricultores a produção este ano é menor em termos de quantidade, mas a qualidade é bastante superior em comparação a anos anteriores. Tal facto atesta que a intervenção, realizada pela Secretaria Regional da Agricultura, no combate à praga da vespa das galhas do castanheiro está a resultar, estando os mesmos na expectativa que a produção venha a aumentar gradualmente ao longo dos próximos anos”, afirmou Pedro Coelho após a cerimónia de entrega de prémios.
Organizada há 37 pela Casa do Povo do Curral das Freiras, a Festa da Castanha é um importante evento de dinamização e promoção deste importante produto agrícola regional, que atrais todos os anos milhares de pessoas ao Curral. Esta ano não há Festa pelas razões que se conhecem, mas os comerciantes locais têm a disposição dos visitantes, não só nesta época, mas durante todo o ano as iguarias e derivados deste fruto seco: castanhas assadas, licores e bolos.
Pedro Coelho deixou ainda um apelo às pessoas que visitam o Curral das Freiras: “As pessoas podem visitar o Curral das Freiras durante todo o ano, com a certeza que encontraram sempre a mesma hospitalidade, tradições e sabores, que caracterizam o Coração da Ilha”.