Isabel Cristina Camacho
Isabel Cristina Camacho
Nós, os curraleiros, estamos de parabéns!
Celebramos 229 anos de História. Foi em 17 de março de 1790, que, por carta régia de D Maria I, o Curral das Freiras adquiriu o estatuto de Paróquia independente.
Somos um povo orgulhoso da sua História!
Temos marcas de um passado difícil, em que as nossas belas montanhas eram quase intransponíveis, em que para sair, aprender, progredir, ou até para ir ao médico, implicava uma aventura, uma tortuosa viagem pela eira do Serrado, pela Levada de São Martinho, a Boca dos Namorados ou a Serra do Norte.
Contudo, não nos detiveram as dificuldades. As montanhas, ao invés de nos travarem, impulsionaram-nos, fizeram-nos sonhar mais alto e fomos à conquista…
Fomos por esse mundo, com a mala cheia de sonhos e o coração sempre neste Vale. Os nossos queridos emigrantes, são defensores acérrimos da nossa terra, verdadeiros embaixadores da nossa cultura, dos nossos costumes que espalham orgulhosamente, pela Diáspora.
Somos um povo cheio de vontade, rasgamos caminhos, estradas, levadas pelas escarpas mais belas mas mais agrestes. Trilhos inimagináveis, que só com muita coragem e engenho, os nossos antepassados puderam ultrapassar.
Continuamos a abrir novos trilhos no conhecimento e no desenvolvimento, temos pessoas e Instituições dinâmicas e empenhadas em preparar o futuro e preservar o passado, a nossa cultura, que divulgamos e deixaremos como preciosa herança às gerações vindouras.
Temos um potencial incrível a nível turístico, quer pelas nossas paisagens únicas quer pelas características orográficas que nos tornam um local atrativo para os amantes da natureza e dos desportos a ela associados, como o trail running, o canyoning entre outros. Temos uma gastronomia rica e peculiar, que faz as delícias de locais e visitantes, com sabores únicos de receitas ancestrais.
Somos conhecidos pelas nossas tradições religiosas, Missas, procissões, tapetes, romagens que nos envolvem e nos congregam. A Religião, a nossa História e a nossa cultura estão intrinsecamente ligadas, confundindo-se tantas vezes ao longo dos tempos e fazemos questão de guardar as nossas tradições “religiosamente”.
Nós, os curraleiros, somos sim muito orgulhosos da nossa terra!
Podem, até, alguns estranhar este nosso orgulho, que dizem, ser exagerado…mas como não nos orgulharmos desta terra fantástica que amamos, sentimos e vivemos?
Parabéns Curral das Freiras! Parabéns Curraleiros!