O plenário da Comissão Social do Imaculado Coração de Maria, projeto promovido pela respetiva Junta de Freguesia, reuniu, na noite desta quinta-feira, pela terceira vez, com o propósito de debater o desenvolvimento social da freguesia e a primeira deliberação foi a adesão de três novos membros, nomeadamente a Associação Sweetdancers, a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores e a UCAD – Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos, que reforçam o leque de entidades aderentes.
Assim, um total de vinte entidades das mais diversas áreas estiveram reunidas, durante cerca de duas horas, para concertar estratégias conjuntas capazes de dar as melhores respostas aos desafios que se colocam na freguesia a nível social.
Um dos membros de cada um dos grupos de trabalho já constituídos no âmbito da Comissão Social fez um resumo da atividade dos respetivos grupos, submetendo as respetivas propostas à validação de todo o plenário.
Recorde-se que ‘apoio social’, ‘cultura e tempos livres’, ‘empregabilidade’, ‘saúde e desporto’, ‘ambiente e sustentabilidade’, ‘educação e valores’ são os grupos de trabalho já constituídos, em deliberação tomada em anterior reunião.
Na reunião desta quinta-feira, o plenário apreciou, discutiu e aprovou uma proposta de elaboração de um diagnóstico social da freguesia, articulando a ação dos diferentes grupos de trabalho, prévio à elaboração de um Plano de Desenvolvimento Social.
Finalmente, os membros presentes apontaram ainda algumas iniciativas de âmbito social a realizar na freguesia durante o presente ano, de forma a promover a articulação das mesmas e a sua convergência para um projeto integrado de desenvolvimento local.