Foi ao final do dia de ontem que um deslizamento de terras levou ao isolamento dos três sítios das Lombadas, na freguesia de Ponta Delgada. O sucedido registou-se logo na parte inicial da única estrada de acesso a estas localidades, na zona das Pingas. Uma árvore de grande porte caiu e levou consigo uma quantidade de terra suficiente para interromper o referido arruamento.
Miguel Freitas, presidente da Junta de Freguesia da Ponta Delgada referiu, esta manhã ao DIÁRIO que a situação foi prontamente resolvida pelos funcionários da Junta, com a colaboração de elementos da Câmara Municipal de São Vicente e de uma empresa privada, contratada precisamente para auxiliar nos trabalhos de limpeza da estrada, que demoraram pouco mais de uma hora e meia.
Com a queda de árvores, dois dos postes de iluminação pública foram derrubados. A Empresa de Electricidade da Madeira já terá estado no local para averiguar a situação e tomar as devidas providências com vista à reposição da normalidade.
O autarca referiu que esta situação acontece com relativa frequência nesta zona, por existirem ali várias nascentes, o que torna os terrenos mais instáveis. Miguel Freitas recorda que este é o único acesso aos sítios das Lombadas, pelo que apela a que, no futuro, seja pensada uma via alternativa, lembrando, inclusive, a alusão a este assunto feita pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, no decorrer da última edição da Feira Agro-Pecuária que tem na ‘Corte do Norte’, quando falou da intenção de construir uma saída para o lado da Fajã da Areia.
O presidente da Junta aproveitou a oportunidade para assegurar à população local que a estrada apresenta todas as condições de segurança para circulação de viaturas e pessoas, deixando um convite a todos os madeirenses a passarem pelas Lombadas este fim-de-semana, já que ali tem lugar a festa religiosa em honra do Imaculado Coração de Maria.