Verónica Faria
Verónica Faria
O Jardim da Serra não é só cerejas, há ali um potencial infinito de particularidades e possibilidades, que urge descobrir! E hoje deixo-vos com uma nota desportiva.
Atualmente, a Freguesia do Jardim da Serra conta com duas instituições desportivas: o Grupo Desportivo Corticeiras (GDC) e a Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra (ACDJS).
O Grupo Desportivo Corticeiras, fundado a 13 de outubro de 2006, conta atualmente com 117 atletas federados. Começaram inicialmente com atividades de lazer e ocupação dos tempos livres, mas rapidamente foram surgindo outras modalidades, desde o triatlo, atletismo, futsal, bilhar, trail, à natação em águas abertas.
Desde 2013 o GDC organiza a prova Regional de Aquatlo, em memória do tri-atleta Frederico Andrade. Neste mesmo ano (2013), o GDC foi galardoado, com a eleição de melhor Clube do Ano, na modalidade de triatlo, e muitos atletas foram distinguidos, entre eles, Miguel Gouveia, atleta revelação do ano.
Em 2014, o GDC alcançou o 1º lugar no Campeonato Regional de Clubes 2014 em Aquabike, em masculinos.
O GDC tem marcado presença em competições regionais, nacionais e europeias, tanto nos desportos coletivos, como nos individuais, e os resultados destacam-se.
Os atletas, Paulo Margarido e Aurélio Davide, irão participar, a 26 de maio deste ano, no Ironman de Lanzarote, prova de qualificação mundial, que decorrerá no Hawai.
O GDC, ao longo destes anos, apesar das adversidades, sempre pautou a sua ação pelo rigor, persistência e união. Um grupo com garra e força de vontade, como atesta a sua presidente, Carmen Silva. A mesma acrescenta, que mais do que títulos, o objetivo é levar ao maior número possível de pessoas a prática desportiva regular, como forma de promover o bem-estar e a saúde.
Constituída legalmente a 6 de Março de 1991, a Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra tem vindo a ganhar relevância pelos feitos alcançados ao longo destes anos, com especial destaque para a modalidade de atletismo, onde os títulos somam-se de época para época. Atualmente, a ACDJS tem uma equipa feminina e uma equipa masculina, na 1ª divisão nacional de clubes, nesta modalidade.
Com 352 atletas federados nas mais diversas modalidades – atletismo, futsal, skyrunning, badminton, karaté, triatlo, orientação, a ACDJS tem conquistado importantes títulos, regionais, nacionais e até internacionais. Vejamos alguns deles: Diogo Nóbrega foi campeão Europeu de Triatlo no grupo/idade 18/19 na distância Olímpica, em 2016. Já no Skyrunning, a equipa masculina sagrou-se campeã nacional na prova Ultra Skymarathon, igualmente em 2016. Em 2017 a equipa de infantis, na modalidade de futsal, foi campeã regional.
Joana Soares tem sido uma das atletas que maior destaque tem tido nas últimas épocas. Em 2017, a atleta participou no campeonato europeu de equipas, representando a seleção nacional.
A ACDJS tem a seu cargo a organização do Grande Prémio das Cerejeiras em Flor (próxima edição a 8 de abril de 2018) e o Km vertical de Câmara de Lobos. Destaca-se também a organização do Trail de Câmara de Lobos, em parceria com a Associação Cultural e Recreativa do Estreito.
De acordo com Juvenal Faria, presidente da ACDJS, o desporto para todos é algo que tem pautado o desempenho deste clube, cuja missão é proporcionar mais qualidade de vida aos seus praticantes.
Muito se poderia narrar sobre estes dois grandes clubes e dos seus feitos e conquistas. Sem dúvida, que são a entrega, a paixão e o entusiasmo que fazem com que prosperem e elevem o bom nome da Freguesia do Jardim da Serra além fronteiras. A todos os parabéns pelas proezas alcançadas, que tanto orgulho nos fazem sentir!