A Junta de Freguesia do Porto Santo organizou, no final da tarde deste sábado, dia 28 de Abril, a ‘III edição do concurso de vinhos’, no largo dos edifícios públicos do Porto Santo.
Esta edição do concurso foi relativa à colheita de 2017 e juntou mais de uma dezena de viticultores da Ilha Dourada.
Para a presidente da Junta de Freguesia local, Jocelina Melim, este certame “é muito importante para o Porto Santo e para os viticultores, porque muitas das vezes estes produtores não têm como escoar os seus vinhos”.
“É igualmente uma maneira de a junta estar junto dos seus viticultores, até porque os produtores de vinhos têm de ser apoiados pelo trabalho duro que têm que é, efectivamente, manter a tradição dos vinhos do Porto Santo”, afirmou.
A votação ditou que o vencedor foi João Lourenço Rodrigues, em segundo lugar ficou Francisco António Rodrigues, em terceiro lugar Hernâni Mauro da Silva Paixão, em quarto lugar José Raimundo Coelho e, por fim, venceu José João Oliveira.
Integrado nesta iniciativa a Junta de Freguesia do Porto Santo e a Junta de Freguesia de Polvoreira, no concelho de Guimarães, intensificaram um acordo que já tinham com grupo de Folclore da Ilha Dourada e o grupo de folclore daquela região nortenha de Portugal Continental.
Foi então celebrado um protocolo entre as duas Juntas de Freguesias que visou, segundo Jocelina Melim, “um intercâmbio cultural”.
“Nós temos o nosso grupo de cantares e podemos, a partir de agora, levá-los ao norte de Portugal e vice-versa, vamos poder partilhar com mais afinco as nossas culturas”, realçou.
Já o presidente da Junta de Freguesia de Polvoreira, Carlos Oliveira, salientou que esta relação teve início em 2005 e juntou, na altura, a junta e o grupo de folclore do Porto Santo e a partir.
“A partir dessa data começamos a ter laços de amizade e essa mesma amizade tem estado a ser trabalhada ao longo destes anos”, frisou.
Agora o intuito é, segundo Carlos Oliveira, “irmos mais longe, trazer o desporto e a cultura em geral”.
“Hoje foi sem dúvida um marco muito importante para as duas freguesias”, concluiu.