A Casa do Povo da freguesia da Ilha volta a assinalar, hoje, o Dia do Emigrante, naquela localidade do concelho de Santana. Esta que é uma festa de cariz popular, serve de mote para uma homenagem aos muitos emigrantes madeirenses espalhados pelo Mundo, que escolhem, habitualmente, o mês de Agosto para uma visita à terra natal. Este evento assume-se, pois, como um local de encontro entre os que partiram e os que cá ficaram.
Do programa preparado para o dia de hoje, fazem parte a missa em homenagem aos emigrantes, celebrada a partir das 14 horas, na igreja local, pelo reverendo Padre Afonso Rodrigues.
Agendada para hoje está também a apresentação do livro Emigração Madeirense para a Venezuela, da autoria de Joselin da Silva Nascimento, a que se junta uma sessão de informação útil sobre o funcionamento do Programa Eures, tendo como conselheira, Inês Mendonça, com moderação e comentários de Sandra Vilanova, vereadora da Câmara Municipal da Ribeira Brava.
A animação conta com apresentação de Carlos Pereira, num programa com diversas dinâmicas de cultura artística em que se destaca o folclore, a música, a dança e com uma forte componente tradicional. Destaque para a actuação o artista Sérgio Rossi, pelas 21 horas.
A Casa do Povo da Ilha faz questão de convidar todos a participar nesta iniciativa onde não faltará os paladares e aromas tipicamente do arraial madeirense.