O Dia do Emigrante, que este ano celebra a sua 18.ª edição, decorrerá no dia 21 de agosto, na Freguesia da Ilha, concelho de Santana.
Este evento, para além de homenagear os emigrantes pela acção dinamizadora no desenvolvimento e progresso da nossa comunidade, pretende promover e demonstrar aos nossos emigrantes aquilo que de melhor se faz ao longo do ano, na Região.
A Casa do Povo da Ilha, instituição responsável pela organização do evento, está a preparar um programa de animação diversificado, desde folclore, dança, música, entre muitas outras actividades. “Estão-se a reunir todas as condições para que esta homenagem àqueles que a dada altura da sua vida saíram da sua terra natal, atraia muitos visitantes a esta freguesia do norte da Madeira, numa festa de sabores e saberes tradicionais e muita animação”.
Até ao momento, está confirmado o circuito de carros de Pau, integrado no Campeonato Regional, numa parceria com a ARCACPAP (Associação Recrativa e Cultural dos Amigos dos Carros de Pau de Água de Pena) e a participação do grupo madeirense 4Litro, acompanhado da sua banda.
A acompanhar a animação e como factores inerentes a este Dia, estão a gastronomia de diáspora, a venda de artesanato local, a Missa a Nossa Senhora do Rosário pelos Emigrantes bem como, um debate com uma temática de interesse para os emigrantes madeirenses. Este evento irá ser transmitido em directo para todo o mundo através do canal naminhaterra.