Duas das seis mesas de voto da freguesia de São Gonçalo vão mudar de local nos próximos actos eleitorais. Conforme o ‘Diário das Freguesias’ conseguiu apurar, a escolha do novo local recaiu no CIMAD – Madinsp – Inspeções de Veículos S.A., vulgarmente conhecido por ‘Centro de Inspecções’, acima da Boa Nova.
De acordo com Bruno Ferreira esta foi a sugestão dada à Câmara Municipal do Funchal pela Junta de Freguesia, em virtude de ser o local mais apropriado e mais próximo do anterior espaço onde ficavam as secções de voto.
O presidente da Junta esclarece que esta alteração deve-se à venda, pela Diocese do Funchal, do Jardim de Infância Padre Angelino Barreto, local onde vêm sendo instaladas as secções de voto E e F, que agora transitam para o ‘Centro de Inspecções’. Embora estivesse fechado à mais de dez anos, a Diocese permitia que as instalações fossem utilizadas para o efeito.
Saliente-se que neste local passam, então, a votar os residentes do Caminho das Pedras, bem como dos sítios São João Latrão, Doca, Farrobo, Canto do Muro e Boa Nova. São pouco mais de dois mil eleitores que representam cerca de um terço dos votantes da freguesia de São Gonçalo.
Na escolha do local houve a preocupação, por parte da Junta de Freguesia, de garantir que o novo espaço apresentava as condições adequadas ao fim a que se destina, ao mesmo tempo que era mantida uma relativa proximidade da anterior localização. “Para todos aqueles que se deslocam a pé para exercer o seu direito de voto, esta nova localização dista, apenas, pouco mais de cem metros do infantário”, esclarece Bruno Ferreira. Além disso, o ‘Centro de Inspecções’ fica numa zona de fácil acesso de veículos, sendo servida por várias carreiras de transportes públicos.
No que respeita às restantes secções de voto – A, B, C e D – mantêm-se na Escola de São Gonçalo, como habitualmente.