A Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Lombada, na Ponta do Sol, participou, recentemente, na última reunião transnacional do projecto Erasmus + na Bulgária, na cidade de Kanzalak.
‘Enhancing students and teachers sucess through STEM education’ tem como parceiros a Bulgária, Finlândia, Eslováquia, Roménia, Áustria e Portugal, baseado na aprendizagem em projectos na área STEM, relacionados com a ciência, a matemática e a engenharia, explorados com a realização de actividades ao ar livre e dentro das salas de aula, apostando em metodologias ativas e significativas para as aprendizagens dos alunos e professores.
Segundo a coordenadora, Rosa Luisa Gaspar, este projecto centra-se na colaboração internacional em torno de assuntos STEM, “graças ao ao facto da escola de formação de professores da Universidade de Oulu na Finlândia, parceira neste projeto bem como da escola anfitriã serem escolas da UNESCO e terem uma longa experiência com a colaboração internacional”.
O projecto teve a duração de dois anos, estando já no seu términus, tendo alcançado os objetivos propostos em sede de candidatura, sendo que alguns “ultrapassaram as expectativas, na aceitabilidade e adesão de todos os intervenientes”, explica a embaixadora eTwinning e Scientix da Região Madeira, Rosa Luísa Gaspar.
Os professores dos países envolvidos desenvolveram actividades diversificadas, sempre numa aposta de trabalho colaborativo usando para tal a plataforma eTwinning. “Este grupo de professores já desenvolve projectos de forma online há seis anos tendo sido galardoados todos os anos com Selos Europeus de Qualidade pelos projectos desenvolvidos, galardão este que é atribuído pelas excelentes práticas colaborativas às escolas e professores envolvidos”, refere a coordenadora regional, realçando a importância da vertente cultural nestes intercâmbios, com a realização de diferentes visitas de estudo e culturais às localidades vizinhas e centros de interesse.
“O balanço que se faz desta mobilidade é francamente positivo e decorreu de forma muito cordial e animada, criando uma saudável comunicação, colaboração e intercâmbio desenvolvendo competências em língua inglesa”, conclui.