A partir de hoje e até à próxima segunda-feira, Elisabete Andrade, da Omni Artisan, e Jaime Ferreira, da AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, levam a cabo o ‘Roteiro para a Promoção da Economia Local na RAM’, iniciativa que visa promover nos onze concelhos da Região a produção de bens locais, biológicos e artesanais, deixando dicas sobre os incentivos existentes para o empreendedorismo local.
Apelando à resiliência e à adopção de práticas ligadas à economia circular, os promotores da iniciativa querem mostrar as vantagens da produção sustentada, capaz de gerar valor que circula na Região, numa dinâmica que fortalece, segundo defendem, o mercado local, gerando mais oportunidades de trabalho e novas formas de obtenção de rendimentos.
Ora, conforme nos revelou Elisabete Andrade, responsável pelo desenvolvimento deste projecto, “para que se consiga ter mais produção de bens locais, biológicos e artesanais, é preciso de que seja feito um contínuo estudo de mercado para apurar a procura e necessidade de oferta local e facultar essa informação aos interessados”, explicou-nos, referindo que nas diferentes acções que vão acontecer ao longo desta semana na Madeira e no Porto Santo, vão ser deixadas algumas dicas aos participantes, nomeadamente no que respeita aos passos a dar e trâmites a seguir.
Acções de manhã e à tarde
De modo a cobrir toda a Região, os promotores deste ‘Roteiro’ vão realizar uma sessão em cada um dos concelhos. Hoje será a vez da Ponta do Sol e Calheta. Seguem-se São Vicente e o Porto Moniz na terça-feira; Ribeira Brava e Câmara de Lobos na quarta-feira; Funchal e Santa Cruz na quinta-feira; na sexta rumam até Machico e Santana; ficando o Porto Santo para a segunda-feira, dia 11, entre as 14 horas e as 16h30. Os interessado deverão fazer a sua inscrição junto da OmniArtisan.