• Madalena do Mar
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Correia volta para ser presidente na Quinta Grande
10 Julho, 2021
Célia promete não desistir
12 Julho, 2021

Embargo “nulo e ilegal” dá ‘briga’

12 Julho, 2021 às 13:52

Vai dar ‘briga’. “O embargo imposto pela autarquia é nulo e ilegal”. Esta é a posição da Secretaria Regional do Equipamento e Infraestruturas, 15 dias depois da tomada de decisão por parte da Câmara Municipal da Ponta do Sol.

A autarquia fiscalizou a obra da Sociedade de Desenvolvimento da Ponta do Oeste e entendeu que a mesma estava em terrenos do município, sem que fosse dada a devida autorização ou respectiva cedência de qualquer parcela. Nessa altura, a presidente Célia Pessegueiro apresentou estes argumentos, bem como criticou a falta de licenciamento para a execução da empreitada.

Agora a secretaria de Pedro Fino, que tem a tutela da empresa pública, reforça as declarações prestadas pela presidente do conselho de administração da Ponta Oeste quando foi confrontada com o embargo.

“As intervenções na frente mar da Madalena do Mar estão a ocorrer em área que pertence ao Domínio Público Marítimo, ou seja o titular dos terrenos onde se encontra a ser executa- da é o Estado, pelo que a obra decorre em área territorial que se encontra fora da ‘jurisdição’ e competência da Câmara Municipal da Ponta do Sol. Acresce que, nos termos da lei, a obra não se encontra sujeita a controlo prévio por parte do Município”, sus- tenta numa nota enviada ao DIÁRIO.

“Ao proceder ao embargo com fundamento no alegado direito de propriedade do Município da Ponta do Sol e na violação do contrato que constituiu o direito de superfície a favor da Ponta do Oeste – Sociedade de Promoção e Desenvolvimento da Zona Oeste da Madeira, S. A., a ordem de embargo padece irremediavelmente de nulidade, por constituir um acto ferido de vício de incompetência absoluta”, conforme previsto na legislação.

Ainda que a resposta tivesse de- morado, sai uma garantia: “Com estes fundamentos expostos, a Ponta do Oeste irá continuar com a reabilitação da Madalena do Mar que, neste momento, já possui a área de acesso ao mar e passadiço concluídos e disponíveis para os utentes, sempre com o objectivo de melhorar o desenvolvimento económico, ambiental e social do concelho, com a criação de postos de trabalho”.

A empreitada tem um custo orça- do em cerca de 400 mil euros e o es- paço será dotado também de sanitários públicos e novos equipamentos

Share
Victor Hugo
Victor Hugo

Publicações relacionadas

11 Julho, 2025

Festa em honra do Santíssimo Sacramento começa hoje com grande animação


Ler mais
11 Julho, 2025

Cinco dias de celebração anima Prazeres


Ler mais
10 Julho, 2025

Infantário ‘Estrelinhas do Vip’ e ‘Casa da Avó’ unidos em projecto intergeracional


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Grupo de Folclore MonteVerde reforça laços de geminação com Viseu
  • Festa em honra do Santíssimo Sacramento começa hoje com grande animação
  • Cinco dias de celebração anima Prazeres
  • Caniçal ‘amarrado’ às quotas
  • Infantário ‘Estrelinhas do Vip’ e ‘Casa da Avó’ unidos em projecto intergeracional
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.