Este ano, o prémio de distinção ‘São Roque Peregrino’ foi entregue a Manuel José Dória, natural do São Roque que se encontra emigrado em França.
A homenagem, através da entrega do referido prémio, inseriu-se no XVII Encontro de Emigrantes de São Roque do Faial, actividade organizada pela Casa do Povo de São Roque do Faial, no passado dia 27 de Agosto, que teve como objectivo proporcionar aos emigrantes e residentes momentos de convívio e de confraternização.
O ‘São Roque Peregrino’ é entregue anualmente a um emigrante desta freguesia, como sinal de reconhecimento do mérito daqueles que deixaram a Região mas que, por algum motivo, se tenham distinguido na terra que os acolheu.
O nome atribuído à distinção deve-se ao fato do padroeiro daquela freguesia, Glorioso São Roque, ter sido, também, emigrante, pois foi como peregrino que se dedicou à evangelização mais concretamente ajudando os doentes de lepra.
Por ocasião da entrega do prémio, a presidente da comissão que anualmente propõe à Casa do Povo a personagem a homenagear, Conceição Freitas, fez questão de destacar o trabalho desenvolvido pelo homenageado, nomeadamente na divulgação da cultura e do nome de São Roque do Faial além-fronteiras. Destacou, também, o facto de Manuel José Dória, antes de ter ido viver para França, ter pertencido à ‘Tunacedros’ durante mais de 25 anos, ter sido coralista no nosso Grupo Coral mais de 20 anos e, durante uma década, foi também tocador no Grupo de Tocares e Cantares ‘Camponeses’ da Casa do Povo de São Roque do Faial.