Na noite de segunda-feira, o grupo de trabalho da ‘Empregabilidade e Qualificação Profissional’ da Comissão Social do Imaculado Coração de Maria reuniu-se na sede da Junta de Freguesia.
A reunião contou com a presença da Junta de Freguesia, que se fez representar pelo presidente Pedro Araújo, pela tesoureira Luciana Gonçalves e pela coordenadora técnica Teresa Patrício, bem como mais cinco entidades: Associação Monte de Amigos, Pólo de Emprego da APEL, Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental da Região Autónoma da Madeira, Grupo Desportivo da APEL e a Qualificar – Formação Profissional.
Na reunião, os presentes propuseram-se a debater soluções concretas capazes de facilitar a reinserção no mercado de trabalho dos desempregados locais, através de respostas de proximidade ligadas à empregabilidade e à qualificação profissional.
Uma das várias medidas debatidas foi a de integrar os desempregados da freguesia em alguns dos serviços da Junta e parceiros, nomeadamente na área do desporto, da ocupação de tempo livre, do voluntariado ou da formação profissional. A ideia desta medida será combater a exclusão e o isolamento social, muitas vezes associado ao desemprego, que levam a que os desempregados reduzam, de forma significativa, a sua participação social, com efeitos nefastos nas suas motivações pessoais.