No dia 20 de Maio, o Chão dos Louros, em São Vicente, volta a ser o local escolhido para a realização de mais um Encontro Regional de Pedestrianismo.
O evento, que vai já na sua quarta edição e que reúne caminheiros de vários pontos da Ilha, tem a chancela da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) e é organizado pela associação RETOIÇA em parceria com a Câmara Municipal de São Vicente (CMSV), contando com o apoio do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN).
Rui Nélson, um dos dinamizadores da iniciativa, refere-nos que “a organização espera reunir, mais de 700 caminheiros”, fazendo notar que esta é uma das actividades de natureza que, diariamente, mais praticantes tem nas serras da Madeira, estima este entusiasta dos passeios a pé, avançando uma média de 3.000 pessoas/dia. “Nenhuma outra actividade outdoor tem tanta gente por dia a usufruir da nossa natureza”, sintetiza.
Como já vem sendo hábito, este é um encontro aberto a todos os interessados, com as inscrições a serem feitas previamente junto de um dos clubes, associações ou grupos não formais participantes. De referir que a inscrição tem um custo de 5 euros por caminheiro, que inclui o seguro de acidentes pessoais, uma camisola alusiva ao evento e a participação na refeição do convívio (macarronada).
Mesa redonda no dia 19
No dia 19 de Maio, véspera do encontro no Chão dos Louros, será promovida, no auditório da Escola Agrícola da Madeira, uma conferência onde serão abordados vários aspectos relacionados com a prática da caminhada, nomeadamente a segurança, a sinalização dos percursos, bem como a sua limpeza e manutenção. Será realizada uma espécie de mesa redonda que contará com a intervenção de um representante da FCMP, com o presidente do IFCN e com o presidente da autarquia anfitriã. A entrada é livre e a organização apela à participação de todos os interessados.