A Casa do Povo de São Roque do Faial organiza, amanhã, o ‘XVI Encontro de Emigrantes de São Roque do Faial’.
A escolha desta data não foi ao acaso, já que, por se celebrar este fim-de-semana a festa em honra do padroeiro da freguesia, é por esta altura que mais emigrantes vêm de visita à terra Natal.
O objectivo da Casa do Povo com mais esta acção é proporcionar aos emigrantes momentos de convívio e de confraternização entre eles e a população local, ao mesmo tempo que se procura mostrar aquilo que se vai fazendo na Freguesia em prol da cultura, nomeadamente nos grupos recreativo – culturais que a Casa do Povo possui.
De acordo com o comunicado da organização, a Casa do Povo decidiu há 14 anos criar um Prémio de Distinção denominado ‘São Roque Peregrino’ que é entregue anualmente a um emigrante desta freguesia, reconhecendo o mérito daqueles que deixaram a nossa Região e que por algum motivo se tenham distinguido na terra que os acolheu.
O nome atribuído à distinção deve-se ao facto do padroeiro, São Roque, ter sido, também, emigrante, pois foi como peregrino que se dedicou à evangelização, mais concretamente ajudando os doentes de lepra.
O programa deste encontro de emigrantes inclui um convívio, que acontece pelas 22h30, mas ao longo da tarde há missa na igreja de São Roque do Faial, às 19 horas, seguindo-se animação musical, contando com o Grupo de Tocares e Cantares ‘Camponeses’, da Casa do Povo de São Roque do Faial, a Tuna Machim, da Casa do Povo e Banda Municipal de Machico, o Grupo de Folclore da Casa do Povo do Porto da Cruz e a Banda Filarmónica do Faial. Haverá ainda tempo para uma palestra ‘História da Emigração para o Brasil’, de Odília Abreu.