O Núcleo de Teatro do Sol da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, organiza nos próximos dias 18, 19 e 20 de Abril, a 11.ª edição do ‘Encontro-Te | Encontro de Teatro Educação’. Este evento de educação artística, centrado na área do teatro, terá lugar no Centro Cultural John dos Passos e conta com o apoio da Direcção Regional de Cultura e do Município da Ponta do Sol.
Desde a sua primeira edição que o Encontro de Teatro Educação tem por objectivos principais: Promover, difundir e divulgar as manifestações artístico-culturais, como bens sociais indispensáveis na formação integral da pessoa humana a partir da valorização da escola como espaço pedagógico de produção de cultura e de conhecimentos; Estimular a criação de grupos de Teatro na escola e fortalecer os grupos já existentes, promovendo a interacção com alunos, docentes e artistas que já acumulam experiências cénicas.
O programa desta 11.ª edição conta com seis grupos de teatro escolar, com diferentes propostas teatrais que poderão ser vistas pelo público em geral que se deslocar até ao auditório do Centro Cultural John dos Passos.
A abertura deste certame de arte teatral será no dia 18 de Abril, quarta-feira, pelas 15h30, com o espectáculo ‘Queen Bee/Abelha Rainha’ pelo Grupo Drama’xico da Escola Básica e Secundária de Machico. No segundo dia do evento dia 19 de Abril, quinta-feira, acontecerão três espectáculos, sendo o primeiro às 10h15 ‘Romeu e Julieta do Século XXI’, pelo Grupo de Teatro da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz; já às 15h30 será apresentado o espectáculo ‘Hostel, a vida é Bela!’, pela Oficina Corpus da Escola Secundária Francisco Franco; e às 20 horas sobe ao palco o grupo Voo à Fantasia da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares com a peça ‘Boa Sorte’.
No último dia desta iniciativa de educação artística-teatral, que será na sexta-feira, dia 20 de Abril, pelas 15h15, com espectáculo ‘Não há gente c’ma gente’ apresentado pelo grupo, o Moniz, da Secundária de Jaime Moniz. Pelas 20 horas, acontecerá o acto de encerramento do Encontro-TE com o grupo anfitrião, – Núcleo de Teatro do Sol – a apresentar o espectáculo de Teatro ‘Yerma’, a partir de Federico Garcia Lorca, com encenação a cargo de Zé Abreu. Relembra-se que com este espectáculo o Núcleo de Teatro do Sol esteve presente no XXV Festival Regional de Teatro Escolar – Carlos Varela, onde receberam duas distinções, nomeadamente, prémio de melhor realização plástica e prémio de melhor encenação.
A abertura da escola à comunidade não pode ficar só no papel, por isso é que todos os espectáculos do ‘Encontro-TE’ estão abertos à comunidade e têm entrada livre – sujeita à capacidade da sala.
Não se trata de um encontro de Teatro-Educação somente para a comunidade escolar, mas sim de uma envolvência com toda a comunidade educativa, realçando-se assim, já referia Nóvoa, “a importância de uma articulação com as comunidades locais, assumindo que a acção educativa só tem sentido em espaços que valorizem a cultura e as aprendizagens.”
Desde a primeira edição que a organização do Encontro de Teatro Educação opta por não entregar distinções individuais, mas cada grupo participante recebe sempre um troféu. É de realçar que em cada edição do ‘Encontro-Te’ tem sido criado um troféu original, pelo grupo de educação visual, nomeadamente através da professora Ângela Santos.
A concessão do cartaz deste evento foi criado pelo professor Desidério Sargo, o desenho e operação de luz de espetáculo é da responsabilidade de António Freitas.
Durante três dias intensos, a Ponta do Sol recebe seis grupos de Teatro escolar da Madeira, com espectáculos a acontecer de manhã, tarde e noite, no Centro Cultural John dos Passos. Assim, em prol de uma melhor educação artística, a escola oferece arte teatral a todos os públicos interessados.