• Ribeira Brava
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Casa do Povo de São Roque do Faial sensibiliza sobre a hipertensão
31 Julho, 2025

Entre os reparos e os elogios à vila que é “ponto de paragem”

5 Agosto às 8:00

A freguesia da Ribeira Brava está a crescer. Isso parece ponto assente nas várias conversas entre os moradores, mas esse crescimento também traz dissabores. Numa vila onde há de tudo, em termos de serviços públicos e oferta privada, contam-se mais carros, mais prédios, mais gente, mas também mais confusão, mais filas e menos espaço para ‘respirar’.
Com as autárquicas à porta, e com vários candidatos a se perfilarem para gerir os destinos do município, alguns moradores, ouvidos pelo DIÁRIO, pedem atenção a problemas que, segundo dizem, já são de todos os dias.

Foto Hélder Santos/ASPRESS

Na segunda-feira, pelo que a nossa reportagem pôde constatar, a semana arrancou com o ritmo habitual. Movimento na marginal, mas também há portas fechadas. Alguns espaços de bar/restauração aproveitam este dia para descanso do pessoal.
Feliciano Pinto, que durante décadas esteve ligado à área da restauração, lembrando que, na sua altura, só havia uns três ou quatro comércios aqui [centro da vila]. Agora há 15 ou 20”. Deixa reparos ao que foi feito – ou ainda não foi – na frente-mar da Ribeira Brava.
Mais acima, junto ao campo de futebol, o cenário é o esperado: filas no túnel e lugares de estacionamento difíceis de encontrar. Além do trânsito, António aponta o encarecimento da habitação como um dos maiores problemas.

Na zona da Cruz e Caldeira, fomos encontrar Alcinda Faria. Reformada do bordado, esta freguesa confessa-se pouco dada a política, mas diz que nunca falhou uma eleição: “Eu vou votar, sabe que é o dever do cidadão. Cada um vota pelo que quer.”
Fugindo ao centro, nas zonas altas da vila ribeira-bravense os problemas com os preços também se fazem sentir, mas há outros… Catarina Mendonça atenta aos transportes públicos e aos cuidados aos idosos.
À porta das eleições autárquicas, os recados ficam, ainda que nem todos queiram ser nomeados pela nossa reportagem: que se repense a zona central da vila, que se criem áreas verdes e espaços de lazer, que se melhore a mobilidade e os transportes, e que as obras prometidas – sobretudo para a frente-mar – deixem finalmente de estar no papel.

Share
Tânia Cova
Tânia Cova

Publicações relacionadas

31 Julho, 2025

Casa do Povo de São Roque do Faial sensibiliza sobre a hipertensão


Ler mais
31 Julho, 2025

Miradouro da Furna com novo abrigo construído em ferro galvanizado


Ler mais

Fotos Rui Silva/ASPRESS

30 Julho, 2025

Turismo desordenado é preocupação na Ponta do Sol


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Entre os reparos e os elogios à vila que é “ponto de paragem”
  • Serra de Água vai estar o mês de Agosto em festa
  • “Cantinho do Céu” para residentes e turistas
  • Casa do Povo de São Roque do Faial sensibiliza sobre a hipertensão
  • Miradouro da Furna com novo abrigo construído em ferro galvanizado
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.