A Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, no âmbito da comemoração do ‘Dia Escola Azul – Isto (Não) É a Minha Praia’, promoveu duas actividades de limpeza e de recolha de lixo. As iniciativas culminaram com a recolha de cerca de 50 quilos de resíduos, incluindo beatas de cigarro, garrafas de plástico, latas de refrigerante, embalagens, materiais de construção, esferovite, papel, vidro.
As actividades desenvolveram-se numa zona próxima à Escola, perto de um pequeno ribeiro, e a segunda, no Calhau de São Vicente. O objectivo passava por “sensibilizar e consciencializar os alunos para: a importância de preservar o recurso hídrico, a água, um bem essencial à vida; a necessidade de proteger a biodiversidade marinha, tendo como base os valores da sustentabilidade; a problemática do plástico nos oceanos e o impacto que o plástico tem nos organismos e ecossistemas marinhos e, também, no Homem. Assim, procurou-se dotar os alunos com ferramentas para que se tornem agentes de mudança, de forma a garantir um futuro sustentável e em equilíbrio com a natureza, através da alteração de comportamentos, como seja a diminuição do consumo de plástico”.
“A organização destaca a participação e o interesse demonstrado por todos os alunos e agradece a colaboração da Câmara Municipal de São Vicente no transporte de alunos e professores”, termina.