A EB1/PE da Lombada – Ponta do Sol, recebeu hoje uma sessão de divulgação do eTwinning, o projecto europeu que deu o seu contributo para o desenvolvimento estratégico de uma educação que se quer flexível e colaborativa.
A sessão hoje realizada é uma iniciativa conjunta da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) do Ministério da Educação e da equipa AIA, onde professores de diferentes escolas da região e de diferentes grupos disciplinares tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esta plataforma de trabalho colaborativa promotora de aprendizagens significativas diferenciadas.
“O projecto eTwinning tem a finalidade de desenvolver a dimensão europeia na educação, dando oportunidade às escolas para, de forma simultânea, aprenderem e promoverem a consciência do modelo de sociedade europeia multilingue e multicultural. Dele fazem parte 670 000 escolas de toda a Europa”, refere Rosa Luísa Gaspar, Embaixadora do projecto na Madeira.
O eTwinning é uma acção do Programa ‘Life Long Learning’ da União Europeia, que tem como objectivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projectos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.
Segundo a embaixadora do projecto, uma das vertentes mais positivas do eTwinning é o grande impacto na melhoria das relações entre professores e alunos, bem como na construção de um sentimento de cidadania Europeia, dentro da escola. Salienta ainda que as escolas que participam em projectos internacionais, cultivam práticas inovadoras e promovem a colaboração e a autoavaliação entre os professores.