Na semana de 21 a 25 de outubro de 2024 um grupo de 6 alunos (Tiago Mendonça, José Francisco Barradas, Mafalda Pereira, Duarte Diegues, Matias Ribeiro e Elsa Pimenta) e 3 docentes (Vanda Franco, Stephanie de Melo e Nuno Camacho) da EB1/PE das Figueirinhas, situada no Caniço, deslocaram-se à cidade de Milão para participar no “Work package n°3 – Time To Get Water Literate” no Istituto Comprensivo “Rita Levi Montalcini” – Buccinasco (Milan).
Durante a semana, a temática da escassez de água foi abordada de diversas formas, incluindo debates sobre a importância da conservação e gestão sustentável dos recursos hídricos.
Foram discutidas estratégias educacionais de informação à população acerca da importância da água e o que pode ser feito para economizá-la.
Foram ainda realizadas experiências de purificação de água, bem como de testagem aos seus parâmetros através de kits (pH, oxigénio, temperatura, DBO, STD, nitrogénio…).
O Prof. Samuele Venturini (biólogo e investigador académico), realizou uma conferência de educação ambiental, seguida de uma visita guiada, a pé, por valas de irrigação e canais no campo, para descobrir o ecossistema na Lombardia.
Durante a semana a equipa ainda teve oportunidade de realizar uma visita guiada às antigas docas, pelo sistema de canais de água de Milão, criado pelos romanos e reprojetado por Leonardo da Vinci (ainda em uso).
Foi realizada uma “Dragon Boat Race” na zona de Navigli (um sistema de canais interconectados dentro e ao redor de Milão, que remonta à Idade Média. O sistema consiste em cinco canais: Naviglio Grande, Naviglio Pavese, Naviglio Martesana, Naviglio di Paderno, Naviglio di Bereguardo).
O grupo ainda teve oportunidade de conhecer a Catedral Duomo, a Galleria Vittorio Emanuele, o castelo Sforzesco entre outros locais de interesse cultural.
Para finalizar a semana a equipa visitou o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo Da Vinci, onde explorou exposições interativas e fascinantes que destacam inovações científicas e tecnológicas.
Esta visita teve também o objetivo de refletir sobre sustentabilidade, pois algumas exposições abordam questões ambientais e a importância da tecnologia na promoção da sustentabilidade. Ainda incentivou a equipa a pensar em soluções inovadoras para desafios contemporâneos.
Foi uma excelente oportunidade para conciliar teoria e prática!