Foi inaugurada, no Centro Cívico de Santana, a Exposição “Artistas a mergulhar”, desenvolvida no âmbito do projeto de Sala da Pré I da EB1/PE/C de Santana, “Respira fundo… Artistas a mergulhar “.
Os materiais construídos na implementação do projeto estarão patentes de 9 a 20 de Junho, sendo visível o destaque pela reutilização de materiais, originalidade e diversidade de representações relativas à vida marinha.
“O objectivo do projecto foi o de mobilizar saberes no sentido de desenvolver comportamentos mais ecológicos e responsáveis, promovendo o conhecimento relativo a diferentes espécies marinhas”, lê-se na nota enviada ao DIÁRIO.
Os artistas envolvidos, bem como os respetivos encarregados de educação, foram os principais responsáveis pelos materiais construídos, destacando-se também a envolvência e participação da respetiva equipa pedagógica e de coordenação desta valência.
O envolvimento do artista plástico David Monteiro está também assinalado neste espaço, com a exposição das ilustrações de vários animais marinhos, delineadas pelas mãos deste reconhecido artista.
A exposição contou com a parceria do Parque Temático da Madeira, da Junta de Freguesia de Santana, do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, Direção Regional do Mar, do Município de Santana e da Sociedade de Desenvolvimento do Norte.
“O espaço ganhou cor, música e alegria transmitindo uma forte mensagem ecológica. Fica também evidenciado a importância da envolvência dos encarregados de educação no desenvolvimento das actividades pedagógicas dos seus educandos. De destacar também a presença de vários mostruários que compõem a exposição itinerante do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza relativa ao Lobo-marinho. Do ponto de vista educativo, veio enriquecer a exposição pois vem dar a conhecer algumas características e especificidades deste emblemático animal”, resume ainda o documento