Ainda no decorrer deste ano lectivo, a EB1/PE do Lombo de São João e São Paulo tem prevista a criação de uma horta biológica e pedagógica no edifício de São João. O novo espaço vem substituir a pequena horta agora existente e será concebido com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava, no âmbito do projecto eco-escolas.
Goreti Moniz, a directora da escola, revelou ao ‘Diário das Freguesias’ que entre os objectivos desta iniciativa destacam-se a “sensibilização dos alunos e de toda a comunidade educativa para uma alimentação saudável, envolvendo-os num projecto comum”.
Além disso, a escola pretende, desta forma, estabelecer parcerias com outras entidades, nomeadamente com a universidade sénior da localidade, bem como dar a conhecer algumas práticas agrícolas simples, ao mesmo tempo que é dada a possibilidade de, sobretudo as crianças, poderem observar as diferentes fases de crescimento de algumas plantas.
Com a criação desta nova horta, haverá a possibilidade de envolver os alunos de uma forma activa através de tarefas práticas de cultivo com a supervisão do pessoal docente e não docente, bem como dos pais, reconhecendo-a, deste modo, como “uma forma de ensino e aprendizagem transversal a muitas áreas, bem como uma forma de descontrair do ensino formal”, refere a directora.
Além disso, é de salientar a intenção da escola em criar projectos de flexibilidade curricular que envolvam actividades relacionadas com este espaço de cultivo.
Note-se que este estabelecimento de ensino é constituído por dois edifícios, o do Lombo de São João e o de São Paulo, contando, no total, com 107 alunos divididos pelo pré-escolar e pelos quatro anos do primeiro ciclo.
Sob o mote ‘Juntos Construímos uma Escola Melhor!’, o projecto educativo iniciado em 2016 promove a formação integral do aluno e defende que sejam dadas oportunidades para o seu sucesso, enquanto pessoa em formação com diferentes ritmos, necessidades e competências a desenvolver.