Escola Básica e Secundária Dª Lucinda Andrade, em São Vicente, comemorou, na passada sexta-feira, dia 15, os seus 25 anos de existência. Marcaram presença nas celebrações das ‘bodas de prata’ daquele estabelecimento de ensino diversos elementos da sua comunidade educativa, bem como representantes de diversas instituições regionais e locais, designadamente o Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, e o Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, José António Garcês, e ainda outras entidades que colaboram na dinâmica desta escola.
O programa de celebração do aniversário teve início com o Hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas e da Bandeira do Plano Regional de Educação Rodoviária. Na ocasião, um aluno deste estabelecimento de ensino, enquanto elemento do conselho Eco-Escolas leu a todos os presentes um texto elucidativo da importância daquele projecto:
“(…) é com enorme orgulho e satisfação que hasteamos a nossa décima primeira Bandeira Verde Eco-Escolas, galardão que, conforme é do conhecimento geral, constitui um prémio pelo trabalho desenvolvido pela nossa escola durante o ano lectivo 2017/2018, no âmbito deste programa de educação para a sustentabilidade. Realço os vários actores – e foram muitos – que emprestaram o seu contributo para que fosse alcançado o sucesso ao longo destes onze anos: desde alunos, professores, pessoal não docente e várias instituições do concelho – algumas das quais aqui representadas. A todos, em nome da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, o nosso sincero obrigado.”
Seguidamente foi feita uma homenagem a Dª Lucinda Andrade, patrona daquele estabelecimento de ensino da zona norte, personalidade que se destacou ao longo de décadas no ensino e desbravar do caminho da formação em São Vicente, educando com nobreza e propósito os seus alunos. Na ocasião foram de igual modo lembrados todos aqueles que passaram pela comunidade educativa da escola aniversariante, cujo trabalho e dedicação foi essencial para o engrandecimento das gentes daquela terra.
A sessão solene contou com diversos momentos que ilustraram a dinâmica diversificada e criativa daquele estabelecimento de ensino, devidamente pautada nas actuações e nos trabalhos dos alunos, com destaque para a exibição da curta-metragem ‘A nossa Escola’, trabalho desenvolvido pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, um projecto que perpetua a memória do ensino em São Vicente e mostra a realidade e os desafios à actual comunidade educativa, que na sua acção cria percursos de aprendizagem com sucesso para cada aluno, para que cada um seja, no futuro, cidadão competente, responsável, activo, solidário e criativo.
O Secretário Regional de Educação realçou a importância da democracia e da autonomia, dois princípios que foram e serão sempre fundamentais para a Educação.
Neste 25.º aniversário foram ainda homenageados vinte e cinco antigos alunos que passaram pelo Externato de São Vicente e pela Escola Básica e Secundária Dª Lucinda Andrade, grupo que integra profissionais de diversas áreas, representativo do sucesso e do trabalho dedicado de todos os profissionais que se incluem na comunidade educativa daquele estabelecimento de ensino, conforme referiu o Secretário Regional de Educação.
Foram ainda homenageados treze elementos do pessoal não docente daquele estabelecimento de ensino que cumprem de igual modo vinte e cinco anos de carreira ao serviço daquela comunidade escolar.
A saudade e a nostalgia estiveram presentes em toda a sessão e os presentes acompanharam o momento musical interpretado por Joana Novo, ex-aluna daquela escola. O passado, o presente e os desafios futuros ficaram na memória de todos e nos olhos dos alunos que continuarão este caminho de aprendizagem.
O programa de celebração do aniversário incluiu a actuação da Banda Filarmónica do Arco de São Jorge, durante o lanche comemorativo, no pátio da escola. Houve o corte de um grande bolo de aniversário e os ‘Parabéns’, cantados por toda a Comunidade Educativa.