A Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Caniço assinala hoje o seu vigésimo aniversário, tendo, ao longo destes anos, vindo a ganhar um lugar de destaque no panorama educativo regional.
Dos 406 alunos, 29 funcionários e 39 professores que este estabelecimento tinha no seu primeiro ano de funcionamento (1999-2000), a escola, hoje, conta 1050 alunos no ensino diurno, 100 alunos no ensino nocturno, 160 professores e 60 funcionários. As suas infra-estruturas também sofreram alguns ajustes, nomeadamente com o pavilhão gimnodesportivo, o segundo edifício com salas de aula, a sala da unidade de ensino estruturado para alunos autistas e, brevemente, ficará pronto um auditório ao ar livre.
De resto, os resultados escolares obtidos por alguns dos seus alunos atestam bem a melhoria do projecto educativo, bem como a dinâmica e qualidade dos projectos pedagógicos e de enriquecimento curricular que têm vindo a ser desenvolvidos.
Refira-se que este vigésimo aniversário será celebrado ao longo de todo o ano, com entrega de prémios, exposições ou a organização do encontro nacional da rede de escolas UNESCO. Para o dia 8 de Março, às 14h30 está agendada a cerimónia de entrega de prémios de mérito aos alunos da escola.