A EB1/PE do Caniço iniciou ontem, dia 30 de Outubro, o projecto ‘Encontros de Pais’, numa iniciativa coordenada pela docente especializada Mariusky Spínola. Este é um projecto no âmbito da Intervenção Precoce na 1.ª Infância e tem como objectivo principal a partilha e troca de informação entre os vários actores envolvidos e presentes no desenvolvimento das crianças.
Para Mariusky Spínola, “o projecto é mais uma ferramenta no que diz respeito à capacitação e ao empoderamento dos pais através do diálogo orientado pelos interlocutores convidados e pela troca semiformal e informal que se promove entre todos os intervenientes, possibilitando a colocação de dúvidas, a troca de experiências, e momentos de aprendizagem que por serem abordados de uma forma mais descontraída se tornam mais apetecíveis e tornam a experiência mais atractiva promovendo ainda a participação activa e a vinda dos pais à escola”, referiu a docente.
O público alvo deste projecto é, preferencialmente, os Pais e Encarregados de Educação dos alunos do Pré-Escolar da Escola do Caniço, uma vez que o mesmo se enquadra no âmbito da Intervenção Precoce na Infância, Educadoras de Infância e Auxiliares das respectivas salas. Ainda assim, as portas estão abertas à classe docente e não docente, e ainda, aos encarregados de educação das crianças do 1.º ciclo que queiram frequentar.
Para Eliana Morais, Directora da EB1/PE do Caniço, “é fundamental que se promova a participação activa dos pais e de todos os actores envolvidos na educação e no desenvolvimento das nossas crianças pois na tríade escola-criança-família nenhuma se omite à outra e são todos fundamentais”, refere. “Este projecto promove efectivamente a capacitação dos presentes em áreas que consideramos fundamentais e que serão abordadas ao longo do ano lectivo, desde as competências e os estilos parentais, a importância dos afectos, à alimentação e à linguagem, às expressões… É um projecto abrangente e sem dúvida uma mais-valia para os pais e para nós.”, concretiza a directora daquele estabelecimento de ensino.
Como orientadores das sessões foram convidados vários membros da comunidade e nomes de referência na área de intervenção, membros do Centro de Recursos Educativos Especiais de Santa Cruz e ainda, docentes da própria escola, promovendo mais uma vez, o envolvimento positivo e activo entre a família, a escola e demais parceiros.
O Projecto arrancou com a presença da oradora convidada, Raquel Teixeira, Psicopedagoga, que abordou o tema ‘Competências Parentais – Lidando com os Desafios’