A Escola EB1/PE do Estreito da Calheta ficou em terceiro lugar no segundo desafio anual do programa nacional ´Escola Missão Continente`.
Em primeiro lugar ficou a escola EB do Juncal, em Leiria e em segundo lugar a escola EB do Ramalhal em Torres Novas.
Os alunos da escola do Estreito da Calheta foram orientados pela professora Maria João Abreu, onde realizaram várias pesquisas no âmbito da política dos 3 R`s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), onde surgiram trabalhos manuais cartazes informativos que foram expostos na sala de aula.
Realizaram ainda outras actividades onde exploraram a alimentação saudável e a reciclagem e criaram, por sugestão dos alunos, um lembrete em forma de poema ilustrado para oferecerem aos encarregados de educação para colocarem na porta do frigorífico.
Todos os trabalhos foram sujeitos a uma avaliação por parte de júri – um representante da Escola Missão Continente, da consultora Sair da Casca. E da Direção Gerald a Educação, em função dos conteúdos, envolvimento das crianças, originalidade, criatividade e multidisciplinaridade.
É também avaliada a passagem de conhecimento aos encarregados de educação, privilegiando o forte envolvimento dos alunos no desenvolvimento dos trabalhos.
Nesta 5.ª edição da Escola Missão Continente estão inscritas 437 escolas de todo o pais e mais de 40.000 alunos estão a participar nas actividades do programa, que foi adaptado ao contexto de pandemia em que vivemos.
O Programa ´Escola Missão Continente` visa apoiar as escolas na sensibilização para uma alimentação saudável e um consumo consciente, abordando temas como dietas saudáveis, desperdício alimentar ou o uso excessivo de plástico.