A EB1/PE do Jardim da Serra conquistou o primeiro lugar no concurso nacional ‘Eco-Código 2020’, versão digital, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Este concurso visa promover a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Projecto Eco-Escolas. Pretende-se que o Eco-Código funcione como um código de conduta para toda a comunidade educativa, a qual, através da sua acção, deverá ser exemplo e estímulo, em termos de boas práticas ambientais, para toda a comunidade envolvente.
Nesta edição do concurso foram apresentados mais de 700 trabalhos, provenientes de escolas de todo o país. O primeiro lugar do pódio foi ocupado pela EB1/PE do Jardim da Serra. A EB1/JI de Megide de Vila Nova de Gaia, e a EB1, 2 Nuno Simões de Vila Nova de Famalicão, ocuparam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares.
Este concurso vem também para reconhecer e dar visibilidade ao trabalho educativo consistente, no domínio ambiental, que as escolas de todo o país vêm realizando, no âmbito do Projecto Eco-Escolas.
Acrescente-se que a Escola do Jardim da Serra foi uma das pioneiras, na Região, na aplicação dos princípios da agricultura biológica. A sua horta pedagógica foi instalada, no ano 2009, num terreno contíguo, pertencente à Quinta Leonor, onde se pratica esta forma sustentável de agricultura. Desde o Pré-Escolar até ao Ensino Recorrente, todos os níveis de ensino passaram a ter um pequeno talhão, na horta, para desenvolver actividades agroambientais. A partir de então, a EP1/PE do Jardim da Serra tem estado, na localidade onde está inserida, na linha da frente, na promoção da consciência ambiental.
Todo este trabalho tem merecido reconhecimento, dentro e fora da comunidade escolar. Esta escola foi distinguida, entre outros, no concurso nacional ‘Missão UP-Unidos pelo Planeta’, promovido pela GALP Energia, no ano lectivo 2011/2012, cujo prémio consistiu na instalação de um sistema de aquecimento a biomassa, nas salas de aula; no ano lectivo transacto, participou no concurso nacional Hortas Bio e obteve o 2.º lugar, na categoria Hortas Grandes; no mês de Janeiro do ano em curso, este mesmo estabelecimento de ensino recebeu da ABAE o Diploma de Qualidade, com Grau de Excelência, pelo trabalho que vem realizando no âmbito do Projecto Eco-Escolas. Finalmente, a vitória no concurso nacional Eco-Código 2020, versão digital, confirma o mérito de um trabalho pedagógico que está a ser desenvolvido, por esta comunidade educativa, há mais de uma década.