Durante os meses de Maio e Junho, como forma de assinalar o Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho), a escola e a autarquia desafiaram os alunos do 1.º ciclo para criarem cartazes a sensibilizar a população para não abandonar materiais de protecção individual descartáveis, nomeadamente, máscaras, luvas e toalhitas na via pública, privilegiando sempre o uso de máscaras reutilizáveis, com o objectivo de reduzir a produção deste tipo de lixo.
Os alunos, juntamente com os encarregados de educação, aderiram à iniciativa, apresentando dezenas de trabalhos. Na generalidade, os cartazes apresentados procuram sensibilizar para os perigos dos materiais de protecção da Covid-19 usados e posteriormente abandonados na via pública. Além de poderem comprometer a saúde pública, constribuem, também, para o aumento da poluição terrestre e marinha, além do degradante impacto visual.
Os cartazes foram avaliados por elementos do júri designados pelas duas instituições locais e os cinco mais bem pontuados foram premiados com brindes de patrocinadores, a saber, VMT-Madeira, Farmácia do Caniço, Museu da Baleia – Caniçal, CTM e Loja Flow.
A Junta de Freguesia do Caniço vai providenciar a impressão dos cartazes premiados, procedendo à sua distribuição pelos espaços públicos da freguesia, de forma a informar a população que as máscaras descartáveis, luvas e toalhitas deverão ser depositadas no contentor de lixo indiferenciado e nunca, por motivo algum, no chão.
De referir que a Escola Básica do 1.º ciclo do Caniço foi a primeira escola primária da Região a ser distinguida como ‘Escola Azul’, galardão atribuído pela Direcção-Geral de Política do Mar, que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar. Além disso, o projecto escola, ‘Caniço Azul o Desafio’, tem surge na mesma linha, assentando na intenção ambiental de preservação do oceano, ultrapassando a população escolar e permitir que os alunos possam fazer e aplicar uma cidadania activa.
Veja aqui o vídeo da iniciativa.