A Escola Quinta do leme, em Santo António, inaugurou ontem, dia 13, um mural infantil enquadrado na Vertente Solidária do ‘Hospital dos Pequeninos-Em Casa’, encerrando assim esta iniciativa que arrancou em Fevereiro de 2020.
Ao longo de um ano, a actividade contou com uma Comissão Organizadora constituída por sete membros fulcrais, os responsáveis André Fernandes e Vanessa Mendonça e os membros da Comissão Organizadora Sónia Gonçalves, Ana Caleia, Fátima Coelho, Adriana Homem Costa e Pedro Bacalhau, que ultrapassaram desafios e obstáculos, muitos deles impostos pela pandemia.
Pela primeira vez em Portugal, a escola adaptou o projecto ‘Teddy Bear’, desenvolvido pela EMSA (European Medical Students Association) para uma Vertente Online, a que deu o nome de ‘Hospital dos Pequeninos-Em Casa’ com a ‘Consulta Modelo’, através da criação de um site com vídeos explicativos de vários procedimentos médicos e do fornecimento de kits com materiais para a realização da “consulta”, que contou com a participação de 120 crianças entre os 3 e 10 anos.
Aliada ao projecto, esteve uma Vertente Solidária à qual se juntaram a Presidente da Direcção Joana Jardim e a Vogal da Direcção Vera Silva. Ao fim de vários meses de trabalho, a iniciativa ganhou vida em Dezembro de 2020, com a idealização de um mural infantil na Quinta do Leme, destinado a crianças com necessidades especiais.
Ao todo, estiveram envolvidos 30 voluntários na escrita dos guiões e elaboração dos vídeos, cinco designers do mural e 15 voluntários para a pintura do mesmo.
A inauguração contou com a presença da Directora da Quinta do Leme, Gabriela Fernandes, do Director Regional de Juventude, João Rodrigues, da Directora de Serviços, Carla Berenguer e da Prof.ª Micaela Baltazar. Pedro Ramos, Secretário Regional de Saúde e Protecção Civil, participou através de videoconferência.