A Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, em São Vicente, estará envolvida, nos próximos dois anos, no projecto Erasmus +o ‘O Homem e o Mar, histórias e perspectivas’, juntamente com uma escola da região da Bretanha, em França, e outra de Itália, da região de Battipaglia.
O projecto começou a tomar forma em Julho de 2017, através do estabelecimento de contactos com a escola coordenadora do projecto – Lycée Suscinio – e com a escola italiana Liceo Scientifico Linguistico Classico Statale “E. Medi”, que se associou aos dois parceiros em Setembro do mesmo ano. A partir desse momento, foram delineados objectivos, actividades, mobilidades e procedeu-se à candidatura do projecto à Agência Erasmus +. Em Setembro do corrente ano, o projecto foi aprovado, tendo a EBS D. Lucinda Andrade começado a preparar a recepção dos parceiros europeus, no total de 26 pessoas, 19 alunos, entre os 16 e os 18 anos de idade, e 7 professores, que teve lugar nos primeiros dias deste mês de Novembro, entre 6 e 12.
Durante a semana em que estiveram no concelho de São Vicente, os alunos e professores estrangeiros tiveram aulas em conjunto com os alunos da escola anfitriã e participaram em actividades relacionadas com o tema do projecto, entre as quais salientamos uma visita de estudo às Grutas e Centro de Vulcanismo de São Vicente e ao Aquário e Piscinas Naturais do Porto Moniz.
Tiveram também a oportunidade de participar numa aula de stand-up paddle e surf, bem como numa viagem de catamarã para observação de cetáceos. Durante a semana, os alunos e professores de intercâmbio realizaram outras visitas de carácter cultural, nomeadamente uma visita à Câmara Municipal e ao Centro de Promoção Cultural de São Vicente, foram ao Porto Moniz e às cidades do Funchal e de Câmara de Lobos.
Saliente-se que todas estas actividades contaram com a presença de alunos da nossa escola, no sentido de proporcionar o maior número de oportunidades de interacção entre todos os alunos, e com a colaboração de diversas entidades que apoiaram esta mobilidade.
A semana Erasmus + decorreu de acordo com o previsto, tendo as actividades dinamizadas sido do agrado dos alunos envolvidos e dos docentes que os acompanharam. Os alunos ficaram alojados em famílias de acolhimento, isto é, em casa de alunos que frequentam a escola anfitrião, de professores e pessoal não docente, que desde o início se disponibilizaram para os acolher, com o intuito de lhes proporcionar uma experiência de imersão na comunidade local, tal como preconizado nos objectivos deste tipo de parceria.
A presença dos alunos e professores estrangeiros na escola e concelho de São Vicente teve um impacto bastante positivo, já que mobilizou toda a comunidade escolar, suscitou muita curiosidade e fez nascer um interesse em participar em projectos desta natureza.
Durante uma semana, a Escola D. Lucinda Andrade viveu uma experiência pedagogicamente enriquecedora para todos os elementos da comunidade escolar, em que a partilha de experiências formais e informais entre os intervenientes contribuiu para a percepção de pertença a comunidades educativas alargadas. Esta dinâmica resultou também numa tomada de consciência de que os intercâmbios de âmbito internacional podem resultar em troca de experiências e saberes importantes para o projecto educativo da escola.
No que diz respeito à execução do projecto, está a ser criado um grupo de trabalho composto prioritariamente por alunos finalistas, que irão desenvolver trabalhos sobre o tema da sustentabilidade das actividades marítimas, com vista à partilha do conhecimento produzido com os parceiros europeus aquando da mobilidade a França, entre os dias 13 e 18 de Maio do próximo ano.
Refira-se que esta parceira entre as três escolas contará com a plataforma de eTwinning como meio privilegiado de contacto e de desenvolvimento de trabalho.