O presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, visitou, na tarde desta terça-feira, a exposição ‘Escolas contra a Pobreza e Exclusão Social’, que se encontra patente desde a semana passada na Escola Bartolomeu Perestrelo.
A iniciativa partiu do núcleo regional da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza, na sequência do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se assinalou na passada semana, dia 17 de Outubro.
Uma compilação de trabalhos realizados por estudantes do 2.º ciclo do ensino básico, sob o mote ‘Presidente por um Dia’ e ‘As faces da pobreza pelos olhares das crianças’, esteve em exposição desde o passado dia 16 até esta terça-feira, derradeiro dia da exposição.
De modo a promover a participação da comunidade educativa para esta temática, os alunos da Escola Bartolomeu Perestrelo foram também convidados a apresentar ideias e sugestões para combater a pobreza num flip-chart colocado no mesmo espaço.
Na ocasião, Pedro Araújo referiu que “a ideia foi apresentada pela EAPN Madeira, através da Licina Freitas, nossos parceiros da Comissão Social, sendo que a Junta limitou-se a intermediar o contacto com a Escola, que se mostrou desde logo receptiva”.
O presidente da Junta felicitou a EAPN Madeira pela iniciativa, salientando “a importância de envolver as crianças e jovens nesta temática, sensibilizando-os para este problema e apelando à sua participação, num exercício de cidadania activa”.