Hoje, iniciou-se a VII Mostra de Espantalhos na Quinta Pedagógica dos Prazeres.
Esta é uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a Delegação Escolar da Calheta, a Quinta Pedagógica dos Prazeres, o CEDECS (Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação, Cultura e Social) e a Câmara Municipal da Calheta.
Nélio Sousa, dos serviços educativos da Quinta Pedagógica dos Prazeres, disse que, este ano, estão expostos 20 trabalhos, “com grande criatividade”, tendo participado várias instituições de fora do concelho.
Além disso, afirmou que faz todo o sentido manter os espantalhos, sendo que os trabalhos podem ser votados nas próximas semanas. Serão atribuídos prémios aos melhores.
Ao longo do tempo, disse que houve uma evolução na concepção dos espantalhos, sendo todos feitos com material reciclado.
Nélio Sousa mostrou-se satisfeito com o produto final, tendo convidado as pessoas para visitarem esta mostra na Quinta Pedagógica dos Prazeres.
A exposição tem como objectivo unir gerações e tradições com a sabedoria popular; promover o desenvolvimento de projectos multidisciplinares para a concepção e construção de um espantalho; sensibilizar a comunidade escolar e local para a tradição da execução de espantalhos e a sua importância noutros tempos; sensibilizar para a importância da produção agrícola; recuperar e dinamizar uma tradição que tem perdido expressão na Madeira; estimular o sentido estético, a criatividade no domínio das várias formas de expressão plástica; exprimir e encorajar a capacidade de improvisação e utilização de materiais de desperdício; ser amigo do ambiente; criar uma atracção turística no concelho da Calheta.