Marque na sua agenda: 11 de Março, 11 horas. Quinta Pedagógica dos Prazeres. Assunto – abertura da Mostra de Espantalhos. Trata-se de um dos três eventos integrado na VI Mostra de Espantalhos e Cata-ventos. Os outros dois consistem numa Mostra de Cata-ventos, com inauguração no próximo dia 22 de Março, e num projecto de Artes Plásticas a inaugurar no mês de Abril.
A Mostra de Espantalhos é organizada pela Delegação Escolar da Calheta e CEDECS (Associação Centro de Estudos de Desenvolvimento, Cultura, Educação e Social) com o apoio da Câmara Municipal da Calheta e da Quinta Pedagógica dos Prazeres.
Nesta edição foram inscritos 20 espantalhos construídos por entidades particulares e coletivas, nomeadamente por pessoas particulares e por Centros Sociais do concelho da Calheta (Cales e Chada, Pinheiro, Florenças e Arco da Calheta); 7 por escolas (EB1/PE/Creche do Lombo do Guiné, EB23 ciclos da Torre – 3 espantalhos, EB1,2,3 Prof. Francisco Santana Barreto – 2 espantalhos, Esc. Centros Educativos da Apresentação de Maria–Prazeres); 4 pelo comércio local dos Prazeres (restaurantes, supermercados, cabeleireiros) e 1 pelo grupo da catequese da paróquia da Raposeira.
O evento consiste em “unir gerações e tradições com a sabedoria popular; promover o desenvolvimento de projectos multidisciplinares para a conceção e construção de um espantalho; sensibilizar a comunidade escolar e local para a tradição da execução de espantalhos e a sua importância noutros tempos; sensibilizar para a importância da produção agrícola; recuperar e dinamizar uma tradição que tem perdido expressão na Madeira; estimular o sentido estético, a criatividade no domínio das várias formas de expressão plástica; exprimir e encorajar a capacidade de improvisação e utilização de materiais de desperdício e criar uma atracção turística no concelho da Calheta.
Os espantalhos estarão a concurso na página do facebook da Delegação Escolar da Calheta até o dia 26 de Março, ganhando os que tiverem maior número de “gostos”. Existem prémios para os três mais votados de duas categorias: a das escolas e a das pessoas particulares e instituições público ou privadas.
Os espantalhos podem ser apreciados pelos campos, caminhos da freguesia dos Prazeres e na Quinta Pedagógica. Existe uma grande diversidade de espantalhos, 13 espantalhos e 7 “espantalhas”, a maioria construída com materiais tradicionais, ou seja com roupas enchidas de palha, pinturas e adereços como lãs, palha de bananeira, remendos, botões, chapéus, luvas e calçado. Outros recorrem a materiais de desperdício como fitas de cassete de vídeo, tampas de garrafas, plásticos, esferovite, garrafas de plástico, óculos, brincos, bolsas, guarda-chuvas, cápsulas de café, coletes reflectores e retrovisores de automóveis.