No próximo domingo, dia 9, a Encumeada, na Ribeira Brava, recebe mais uma edição da ‘Festa do Espírito Santo’, no dia de Pentecostes, assinalando o fim das visitas pascais na paróquia da Serra de Água.
Esta é uma tradição que as gentes desta localidade teimam em não deixar cair no esquecimento, cabendo, nos últimos anos, à Casa do Povo da Serra de Água a dinamização das celebrações, pese embora o cunho religioso das mesmas.
Para o Padre Isildo Silva “estas celebrações significam tornar presente a realidade do Espírito Santo sobre os Apóstolos, não se fixando num acontecimento do passado, mas sendo vivido na alegria e entusiasmo de todos, no presente”, referindo o facto de ali se juntarem centenas de pessoas da paróquia e não só.
Este ano, a festa terá a família de Agostinha José Silva, do sítio da Terra Grande, como festeira, que, juntamente com a Paróquia, a Junta de Freguesia e a Casa do Povo estão a preparar tudo ao pormenor. Refira-se que a visita do Espírito Santo, além de um momento de fé, conforme refere o pároco local, é também “um momento de união das famílias”, exemplo daqueles que este ano assumem parte das despesas, com vários elementos a virem de Inglaterra de propósito para esta festa.
O programa inclui uma missa campal, a ter lugar pelas 12 horas, após a qual decorrerá a tradicional visita pascal com as insígnias do Espírito Santo, passando pelo comércio local. A animação não vai faltar, ficando à responsabilidade da prata da casa, nomeadamente o ‘Grupo de Amigos da Casa do Povo da Serra de Água’ e a Banda Municipal da Ribeira Brava. Refira-se que está prevista a saída, junto à Igreja, de um autocarro para a Encumeada, por volta das 11 horas.
Descida a pé em destaque
Uns dos momentos sempre muito aguardado, a par da missa, é a descida a pé desde a Boca da Encumeada até à igreja da Serra de Água. Habitualmente, são muitos os populares que se juntam nesta verdadeira ‘romaria’, passando pelos vários estabelecimentos comerciais que existem ao longo deste troço da Estrada Regional.