Depois de ontem os festejos em honra de Nossa Senhora do Patrocínio terem levado muita gente a São Martinho, hoje e amanhã é esperada nova enchente para as celebrações em devoção ao padroeiro. Na agenda religiosa merecem destaque a missa que se realiza logo à tarde, pelas 19 horas, bem como a missa solene de amanhã, às 18 horas, seguida de procissão.
Transformada num verdadeiro arraial madeirense, com barracas de comes e bebes, onde não falta o bacalhau assado, as castanhas e o vinho novo, iguarias típicas desta época, a festa de São Martinho ganha também destaque pelas animação musical que a ela se associa. Logo à noite, pelas 21h30 será Ruben Aguiar a subir ao palco, enquanto amanhã, a partir das 21 horas será a vez do conjunto musical ‘Impacto’ e o artista João Vinagre a animarem a multidão.
Embora a componente profana destas celebrações seja bastante vincada, Marcos Gonçalves não tem dúvidas de que “todas as festas e arraiais de uma paróquia são uma grande oportunidade para chegar às pessoas” e o arraial de São Martinho não é excepção. Para o pároco, este é “um tempo de evangelizar, usando a linguagem da religiosidade popular e a cultura própria de cada local”, congregando as pessoas e criando a comunhão.
Lagar aberto ao público
Desconhecido de muitos paroquianos, o lagar existente no edifício da Igreja de São Martinho pode agora ser visitado nestes dias de festa, após algumas remodelações e limpezas. Depois da surpresa deste achado dentro da igreja paroquial, há cinco anos, quando chegou a São Martinho, Marcos Gonçalves, com a ajuda de alguns paroquianos, resolveu criar uma espécie de núcleo museológico, apetrechado com todos os utensílios usados na produção do vinho. Desde então, todos os anos durante a festa de São Martinho o lagar é aberto para que as pessoas possam sentir o gosto, o cheiro e o ambiente muito único que caracterizam este espaço.