Devido ao forte condicionamento da circulação entre o Estreito da Calheta/Jardim do Mar/Paul do Mar, por causa dos trabalhos já no terreno e dos que se vão iniciar, a partir do dia 12 de Julho, este troço será encerrado ao trânsito durante alguns meses. A alternativa será o acesso pela Fajã da Ovelha. A informação é divulgada pela tutela das obras públicas.
Esta é a designada “Fase B” da obra que já foi adjudicada à Tecnovia – Madeira, terá um prazo de execução de 18 meses, sendo que os trabalhos preliminares arrancam já na próxima semana.
Esta fase da obra é financiada a 75% pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos – POSEUR e a 25% pela Lei de Meios, prevendo-se o início no 2.º semestre deste ano.
No troço a intervencionar na Fase B, a escarpa sobranceira à via apresenta alturas entre 130 a 150 metros. A solução encontrada para proteção dos utentes consiste na construção de uma estrutura “em consola”, em betão armado pré-esforçado, com cerca de 570 metros, dividida em dois troços, de 240 e 331 metros.
A faixa de rodagem terá uma largura de 6,50 metros nas zonas com estrutura de betão armado, acrescida de um passeio com 1 metro de largura, com o objetivo de garantir maior segurança aos peões, nas deslocações entre o Jardim do Mar e o Estreito da Calheta.
No âmbito da obra será também intervencionado o pontão sobre aRibeira Funda, cuja extensão é de cerca de 15 metros.
Na parte final do traçado, será estabilizado o talude sobranceiro à ER223, numa extensão de 114 metros, com recurso a betão projetado e pregagens.
A intervenção compreende ainda os trabalhos de pavimentação, iluminação pública, sinalização vertical e horizontal e equipamentos de segurança.
Ao concurso limitado por prévia qualificação desta empreitada apresentaram proposta as seguintes empresas/ agrupamentos:
Tecnovia – Madeira, Sociedade de Empreitadas S.A. – 11 208 000,00 Euros
AFAVIAS – Engenharia e Construções, S.A. – 11 230 000,00 Euros
MOTA-ENGIL – Engenharia e Construção, S.A. – 11 242 088,00 Euros
Conduril – Engenharia, S.A / RIM – Engenharia e Construções, S.A. – 11 249 000,00 Euros