Começa nos próximos dias a entrega das camas articuladas que a Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos adquiriu para poder disponibilizar à população mais carenciada e com necessidade deste tipo de equipamentos.
Esta acção faz parte do programa de ajudas técnicas à freguesia que a Junta procura implementar, indo ao encontro dos pedidos de vários fregueses.
Para o efeito, conforme revelou ao ‘Diário das Freguesias’ Gabriel Silva Pereira, foram adquiridas 12 camas articuladas e 2 cadeiras de rodas, que vão, assim, substituir equipamentos semelhantes que há pouco mais de 15 anos haviam sido adquiridos por este organismo, mas que entretanto se têm revelado desadequados perante a realidade actual.
Apoio comunitário
Conforme fez questão de salientar o presidente da Junta, a aquisição destes equipamentos beneficiou de apoios comunitários, através do PRODERAM. O custo global da aquisição rondou os 15 mil euros, sendo 80% desse valor coberto pelas verbas vindas da Europa. O restante valor, 20%, foi suportado pela Junta de Freguesia.
Gabriel Silva Pereira reconhece a importância deste tipo de ajudas para a melhoria da qualidade de vida da população da freguesia, destacando que “há um regulamento para estes apoios, pelo que os interessados deverão fazer o pedido na Junta, de modo a ser considerada a sua necessidade e adequação para estes tipo de apoio”.
Neste momento a Junta recebeu pelo menos dez pedidos, sendo que as entregas dos equipamentos, sobretudo camas articuladas eléctricas, decorrerão na próxima semana.
Refira-se que os equipamentos são cedidos a título de empréstimo, sendo devolvidos quando já não forem necessários, à semelhança do que já vinha acontecendo com os equipamentos mais antigos que são, agora, substituídos.