Ao longo deste mandato, a aposta da Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, liderada pelo social-democrata Gabriel Pereira, tem passado pela realização de melhoramentos nas acessibilidades, um pouco pelos vários sítios da freguesia. “São obras de proximidade que fazem a diferença no dia-a-dia das pessoas”, diz ao ‘Diário das Freguesias’.
De acordo com o autarca, este ano, a Junta já dispensou do seu orçamento pouco mais de 41 mil euros para a recuperação de veredas, garantindo maior segurança aos fregueses no acesso às habitações, mas também aos terrenos agrícolas.
Das intervenções realizadas, Gabriel Pereira enumera a pavimentação ou repavimentação do piso, a colocação de varandas ou a construção de degraus. Em algumas destas situações, ao mesmo tempo que é feita a recuperação do piso são, também, executados melhoramentos nas levadas de rega que integram os acessos.
Uma das últimas intervenções realizadas pela Junta do Estreito ficou concluída na semana passada. As obras na Vereda do Poço Mudo resultaram na pavimentação de cerca de 400 metros de vereda que se encontrava muito irregular e em terra batida. A intervenção veio facilitar os moradores que utilizam este percurso para se deslocarem do Lombo da Vargem para zona do ‘Cerradinho’.
Neste momento está em curso a intervenção na Vereda da Vargem, seguindo-se os melhoramentos de uma outra vereda na zona das Fontes.
O presidente da Junta realça que os pedidos para realização de melhoramentos deverão ser feitos na Junta de Freguesia, sendo, por norma, dada prioridade às intervenções que servem um maior número de moradores, embora seja, também, tido em conta o estado das acessibilidades em causa.
Ainda no que toca às acessibilidades, o autarca destaca as reivindicações da população para a construção de caminhos agrícolas nos sítios da Vagem e da Casa Caída, adiantando que estas são obras que ultrapassam o orçamento da Junta. No caso, Gabriel Pereira referiu que a Câmara Municipal de Câmara de Lobos já apresentou candidatura ao PRODERAM, aguardando pela aprovação dos projectos.05