
Na passada sexta-feira, realizou-se num restaurante do Faial mais um encontro mensal da Confraria da Truta e da Sidra, durante o qual foram entronizadas duas novas confreiras, Ilda Martins Roseira e Florbela Mateus.
De acordo com a informação enviada, o Confrade Mor, Gonçalo Jardim, agradeceu a presença dos participantes e referiu que “será realizada uma auscultação aos membros que, recentemente, não têm participado activamente nas actividades da confraria, para confirmar se desejam continuar como membros activos.”
O Presidente da Casa do Povo de São Roque do Faial, Heliodoro Dória, apresentou as próximas actividades da instituição, destacando o XXI Concurso do Tocar do Búzio, agendado para o dia 10 de Novembro. Encorajou a participação nas iniciativas até ao final do ano e sublinhou o papel das novas confreiras na promoção de produtos locais, nomeadamente a truta e a sidra.
No encontro estiveram presentes convidados emigrantes em França e o Presidente do Sindicato dos Professores da Madeira, Francisco Oliveira, que elogiou a iniciativa e desejou continuidade à confraria como espaço de convívio e divulgação dos produtos regionais.
A Confraria da Truta e da Sidra, criada em 2012 como valência da Casa do Povo de São Roque do Faial, tem como objectivo divulgar a produção local de truta e sidra. O lema da confraria é: ‘Pela Truta, pela Sidra, pela Madeira e pela Amizade’.