Já estão no terreno as obras para a construção de um novo acesso pedonal, que inclui um ponte sobre a Ribeira dos Socorridos, no sítio da Fajã dos Cardos, no Curral das Freiras.
De acordo com Manuel Salustino Jesus, esta nova ponte permite o acesso a vários terrenos agrícolas, sendo, por isso, fundamental para facilitar as lides diárias de alguns agricultores que têm na terra um meio de subsistência, garantindo-lhes maior segurança no que toca à sua mobilidade.
Orçada em pouco mais de 8 mil e quinhentos euros, esta intervenção vem juntar-se a outras cinco que já foram concluídas de há cinco anos a esta parte, algumas das quais beneficiando de mão-de-obra que a Junta conseguiu reunir graças aos Programas de Ocupação Temporária (POT).
São disso exemplo as pontes do Pico Furão de Dentro; a do sítio do Colmeal, onde foi reposta uma ligação antiga do Caminho Velho da Fajã Escura; a da Boca dos Namorados, que alia a vertente agrícola à do turismo, já que está em causa uma vereda muito procurada pelos caminheiros; funções idênticas tem a ponte construída entre o Caminho das Voltas e o Caminho da Tenda, na Levada do Castelejo; por último a ponte das Achadinhas, no sítio das Balseiras de Baixo. Todas estas pontes têm uma estrutura metálica, a que se junta um passadiço em madeira e, sempre que necessário, a construção de raiz da estrutura de suporte em betão armado.
Manuel Salustino reconhece que há ainda alguns locais que carecem de uma intervenção semelhante, lamentando, contudo, a falta de verbas para atender de imediato a todos os casos. Dá o exemplo da ponte no sítio da Capela, onde, pela sua localização, é necessário proceder à construção de uma estrutura de sustentação complexa, na ordem dos 40 mil euros, que vai além das possibilidades da Junta. Neste caso contará com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, pelo que essa intervenção aguarda por essa verba.
Falando de intervenções na rede viária e pedonal da freguesia, o presidente da Junta destaca o facto de “por semana, estando bom tempo, gastamos cerca de 40 litros de gasolina em maquinaria empregue na limpeza de becos, veredas e arruamentos.