Decorre até amanhã o prazo para entrega das listas candidatas à eleição dos órgãos da Associação de Regantes da Levada da Negra para o mandato entre 2020 e 2023. A formalização da candidatura deverá ser feita na Junta de Freguesia de Santo António, até às 17 horas.
Até ao momento, conforme apurou o ‘Diário da Freguesia’ falam-se em duas listas concorrentes. Uma que reúne alguns elementos da actual direcção, outra que é encabeçada por José Gomes e por Nuno Bazenga, candidatos a presidente da direcção e a presidente da mesa da Assembleia Geral, respectivamente. Ambas as listas têm estado no terreno a contactar com os heréus e a recolher as assinaturas necessárias para formalizar a candidatura, já que são necessárias, no mínimo, 38 assinaturas de associados (proprietários, ficando de fora os arrendatários da água), num total que deverá rondar os 400 heréus proprietários, já que destas contas ficam excluídos aqueles que apenas arrendam a água.
Qualquer lista concorrente terá de apresentar candidatos aos três órgãos, Mesa da Assembleia Geral, Direcção e Conselho Fiscal, num de total de nove associados. Refira-se que as eleições estão agendadas para o próximo dia 19, domingo, entre as 15 e as 18 horas, no Salão Paroquial da Igreja da Graça, em Santo António.
De referir que os associados em condições de poderem exercer o seu direito de voto poderão representar outros associados, até ao de dois, desde que se façam acompanhar do respectivo documento que lhes confira tal direito.
Esta deverá ser uma eleição bastante concorrida, a julgar pelas opiniões que conseguimos recolher junto de alguns sítios da freguesia de Santo António que são servidos por água desta levada. De entre os problemas referidos por alguns heréus com quem o ‘Diário das Freguesias’ falou destaca-se a falta de água em diferentes alturas do ano, não apenas no período de maior seca, apontando a falta de limpeza ou o abandono de algumas nascentes como uma das principais causas. Referem, também, o avanço das plantas infestantes, como a giesta e a carqueja, em alguns locais da levada, que tem levado à destruição e obstrução do canal.