• São Vicente
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Francisco Luís venceu a primeira prova do Campeonato
21 Janeiro, 2019
Ludoteca do Lombo Segundo é caso de sucesso
23 Janeiro, 2019

Faz falta um lar em São Vicente, diz presidente da Junta

22 Janeiro, 2019 às 5:31

A paróquia de São Vicente assinala hoje o dia do seu padroeiro, com missa seguida de procissão a partir das 16 horas na igreja matriz. Ao final do dia, não vai faltar animação, com o conjunto musical ‘Os Lordes’ e a Banda da Casa do Povo de São Vicente a fazerem as honras da casa, estando a população local convida a participar nas diferentes iniciativas.

E porque a freguesia de São Vicente não tem definido o dia da sua criação, resolvemos aproveitar a efeméride para colocar algumas questões à presidente da Junta, Conceição Ferreira Pestana, quando está a meio do seu segundo mandato. Ora, a nossa interlocutora não parece ter dúvidas de que a sua equipa tem feito um bom trabalho em prol da população, numa parceria muito estreita, conforme fez questão de salientar, com o executivo camarário.

Quando questionada sobre o trabalho que a Junta desenvolve, a presidente reconhece que o mesmo “consiste essencialmente na recuperação e manutenção de veredas, acessibilidades aos terrenos agrícolas, uma vez que somos uma freguesia com uma grande percentagem de produtores de vinho”.

Olhando para o que ainda falta fazer ou o que faz falta à freguesia, Conceição Ferreira Pestana aponta à cabeça um lar de apoio à terceira, ou não estivéssemos perante uma “população cada vez mais idosa e que vive só”. E perante a impotência de resolver este flagelo, realça o projecto ‘Aconchego Vicentino’, que assenta numa “pequena rede de voluntários que realizam visitam pontuais aos idosos da freguesia, tentando colmatar a solidão”.

Noutras áreas, como o apoio à natalidade ou incentivos à infância, a presidente da Junta faz notar que não acha pertinente sobrepor iniciativas às da Câmara Municipal, embora não deixe de referir que perante situações emergentes, a Junta faz a intervenção devida e, quando necessário, reencaminha para os serviços com as devidas competências, numa espécie de trabalho em rede, que reconhecer funcionar muito bem e ser eficaz na resolução dos problemas das pessoas.

Com um orçamento para 2019 a rondar os 300 mil euros, dos quais 118 mil euros são de uma candidatura ao PRODERAM, Conceição Ferreira Pestana fez saber que a capacidade de investimento da Junta é muito reduzida, sendo essa verba aplicada, além das despesas com pessoal, sobretudo para a manutenção e recuperação de pequenas acessibilidades.

E é nesse campo que se enquadra aquela que considera a maior obra de 2019: a recuperação da vereda do Pico da Cova, junto à capela de Nossa Senhora de Fátima, um dos ex libris da freguesia, obra que o ‘Diário das Freguesias’ já noticiou em primeira mão.

Share
Marco Livramento
Marco Livramento

Publicações relacionadas

Caniço. Fotos: Rui Silva/ASPRESS

12 Julho, 2025

Entre memórias, queixas e esperança, a cidade que não para de crescer


Ler mais
12 Julho, 2025

Escola da Ponta do Sol celebra encerramento do ano lectivo


Ler mais
11 Julho, 2025

Festa em honra do Santíssimo Sacramento começa hoje com grande animação


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Entre memórias, queixas e esperança, a cidade que não para de crescer
  • Escola da Ponta do Sol celebra encerramento do ano lectivo
  • Grupo de Folclore MonteVerde reforça laços de geminação com Viseu
  • Festa em honra do Santíssimo Sacramento começa hoje com grande animação
  • Cinco dias de celebração anima Prazeres
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.