21 anos depois a Festa da Cebola continua a ser um dos mais importantes cartazes dos eventos que acontecem na freguesia do Caniço.
Como o DIÁRIO já anunciou, este ano o certame decorre entre os dias 18 e 20 de Maio, no Largo Padre Lomelino, mesmo em frente à Igreja Matriz. É aqui encontra o palco ao qual vão subir, ao longo destes três dias de festa, nomes conhecidos como Pedro Garcia, Johne DLuca, Dj Sil, Brian Wilson ou Dj Rafz, entre outros.
O evento começa na sexta-feira, às 19 horas, prolongando-se pela noite dentro, até às 2 horas da manhã; no sábado teremos, às 17 horas, uma palestra destinada aos produtores de cebola, isto antes de ter início a animação que, uma vez mais, durará té às 2 horas da madrugada. No domingo, é o cortejo alegórico alusivo à cebola que abre a tarde, isto pelas 16h.
Milton Teixeira não tem dúvidas da importância deste evento para a dinamização da freguesia e da economia local, onde a cebola ocupa um lugar de destaque. “Prova disso são os mais de 200 produtores que irão estar presentes na exposição, embora sejam ainda mais aqueles que produzem apenas para consumo familiar e que não têm grande expressividade nesta mostra”, referiu ao ‘Diário das Freguesias’.
Cebola é ‘rainha da festa’
São também muitos os madeirenses e turistas esperados no recinto da festa, que se estende, este ano, para as ruas circundantes à praça central. Ao todo serão mais de vinte as barracas de comes e bebes, com destaque para as iguarias feitas a partir da cebola. “Pedimos aos feirantes que apresentem uma ementa com produtos derivados de cebola, sejam pequenas refeições ou até mesmo o ‘dentinho’ de escabeche”, disse-nos o presidente da Junta, entidade que organiza, uma vez mais, este certame. “Queremos que nesta festa, a rainha seja o produto mais conhecido do Caniço, a cebola”, esclareceu-nos.
A par da cebola, só mesmo o produtor terá tamanho protagonismo. Este ano, apontam as previsões, a produção deverá ser inferior a 2017, sobretudo devido aos dois temporais seguidos que afectaram a Região, adiantou-nos o governante, não se coibindo de apontar a Mãe-de-Deus e a Tendeira como os sítios que deverão produzir maior quantidade de cebolas.
Para facilitar a circulação de pessoas e viaturas, a Junta de Freguesia providenciou um estacionamento provisório, na Estrada Alternativa ao Centro do Caniço, perto do cruzamento com a Estrada do Garajau (junto ao edifício da Junta). Esta foi a forma encontrar para minimizar os congestionamentos que habitualmente se virificam, dada a grande afluência de pessoas à Festa da Cebola.